Mourinho pode salvar a pele de Rui Costa?
«O tempo perguntou ao tempo quanto tempo o tempo tem. O tempo respondeu ao tempo, que o tempo tem tanto tempo, quanto tempo o tempo tem.»
Lembrei-me deste trava-línguas ao pensar em Bruno Lage. Ele é apenas mais um exemplo que o tempo se mede de forma diferente no futebol. 36 horas depois de ter dito que precisava de tempo para a equipa apresentar um futebol melhor, lembrando a integração de jogadores novos e a falta de pré-época, Bruno Lage teve o tempo que o Qarabag lhe impôs.
O tempo é, de facto, algo sobrevalorizado. Por vezes um argumento lançado para... ganhar tempo. Porque antes do tempo vem a competência, o carisma, a empatia, até a sorte se quiserem. Quando tempo precisou Farioli para, com um onze renovado, colocar o FC Porto a jogar futebol? Quanto tempo precisou Roger Schmidt, ao chegar à Luz, para colocar o Benfica a jogar excelente futebol e ser campeão? E se o tempo é o senhor do trabalho, porque Schmidt piorou a equipa com o tempo? Quanto tempo precisa um jogador para se adaptar? Olha-se em demasia para o tempo e menos para outros fatores, esses sim decisivos para o sucesso.
Sejamos também honestos: Bruno Lage não foi despedido por apenas dois resultados negativos: empate com Santa Clara e derrota com Qarabag. Bruno Lage sai por não ser capaz de projetar um caminho, por transmitir uma convicção de que tudo não passou de uma semana acidentada. Porque não projetou força, porque não projetou futuro. Porque não se percebia por onde queria levar a equipa. Também porque lhe faltou discurso. E por vezes teve discurso a mais. Nem sempre soube gerir os silêncios. Assumiu tantas vezes as dores de Rui Costa, defendeu-o para além do que seria exigível a um treinador do Benfica, irritou os restantes candidatos e acaba por cair às mãos do atual presidente.
(Permitam-me só um parênteses para dar uma palavrinha aos jogadores do Benfica. Com o devido respeito, deixar cair assim um treinador não é bonito. Não estou a dizer que o fizeram de propósito, longe disso, mas a vencer por 2-0 a equipa atrapalha-se? E comete erros de palmatória? E não tem pingo de agressividade? O Lage que pague pelas culpas que tem, não por todas.)
Rui Costa não tem maneira de ficar bem na fotografia. Uma vez mais aposta na continuidade de um treinador, uma vez mais mete travão a fundo e troca de treinador. Ao dizer agora que o importante é salvar a época do Benfica é porque faz um péssimo julgamento da capacidade de Lage guiar a equipa daqui para a frente. Há dois meses achava o contrário. Novo engano? Não gosto mesmo de bater em Bruno Lage, acho que é uma excelente pessoa, tem muitas virtudes, mas tem muito pouco carisma e fica a dúvida se tem o perfil para uma equipa como o Benfica. E voltou a pagar um preço alto pela disponibilidade que sempre revelou para o Benfica. Como será o futuro de Lage?
José Mourinho é um nome lógico. Estar livre, acredito, acelerou o julgamento sumário de Buno Lage. Assim funcionasse a justiça, desde que com direito efetivo a defesa. Nome mais consensual não haverá. E com a responsabilidade de colocar a equipa a jogar futebol, a não tropeçar mais e... salvar a pele de Rui Costa. Mourinho estava há duas décadas a desejar este regresso. Foi no Benfica que se estreou como treinador principal. Tal como há 25 anos, a pouco tempo de eleições. Na altura, Vilarinho derrubou Vale e Azevedo e não terá avaliado bem o fenómeno Mourinho. E este já reconheceu que esticou a corda na altura com Vilarinho. Agora não será assim, seguramente, de comum entrar a pouco tempo de eleições e com possibilidade de mudança de presidente. Certo é que Mourinho ficou com essa espinha atravessa na garganta e deu sempre a entender que gostaria de acabar o que não concluiu em 2000. Estava escrito há muito tempo. Estará feliz, vamos ver se será feliz.
Frederico Varandas dificilmente seria eleito para segundo mandato se não tem acertado na mouche em Rúben Amorim.... André Villas Boas estava a ser muito contestado e agora até alguns dos maiores críticos elogiam a escolha de Francesco Farioli. Rui Costa espera que Mourinho tenha o mesmo efeito. Ainda irá a tempo? O Tribunal da Luz costuma ser exigente. E por norma não é gratuito, até porque o tempo tem-lhe dado razão.