Morreu Sepp Piontek
O futebol dinamarquês está de luto pela morte de Sepp Piontek, o treinador alemão que se tornou um ícone nacional ao transformar a seleção nórdica numa equipa competitiva a nível mundial. O antigo selecionador faleceu aos 85 anos, vítima de doença súbita, segundo confirmou a sua família ao canal TV2.dk.
Piontek, antigo defesa do Werder Bremen, assumiu o comando da seleção dinamarquesa em 1979, dando início a uma era de ouro para os Vermelhos e Brancos. Foi sob a sua liderança que a Dinamarca alcançou as meias-finais do Campeonato da Europa de 1984 e se qualificou pela primeira vez para um Mundial, em 1986, no México. Aí, gravou a sua alcunha na história: Danish Dynamite.
Peter Moller, diretor de futebol da Federação Dinamarquesa de Futebol, enalteceu o legado do técnico alemão, considerando a sua chegada o início de uma nova era.
«É com grande tristeza que recebemos a notícia do falecimento do antigo selecionador nacional Sepp Piontek. Em 1979, Sepp Piontek foi nomeado selecionador da Dinamarca e foi o começo de uma nova era. Sob a liderança de Sepp, a seleção dinamarquesa deu grandes passos em frente e qualificou-se para o Campeonato da Europa de 1984, onde a Dinamarca entusiasmou todo o mundo do futebol com o seu jogo ofensivo e corajoso.»
Moller recordou ainda a histórica participação no Mundial de 1986, onde a equipa dinamarquesa proporcionou momentos inesquecíveis.
«O Sepp também liderou a equipa no Mundial do México em 1986, onde a Dinamarca participou pela primeira vez numa fase final de um Mundial e criou momentos inesquecíveis com três vitórias na fase de grupos. Aqui, a vitória por 6-1 sobre o Uruguai ainda brilha intensamente para todos nós, amantes do futebol.»