Morreu Jimmy Cliff, lenda do reggae
Jimmy Cliff, lenda do reggae e ícone jamaicano, morreu aos 81 anos, anunciou a família nas redes sociais.
«É com profunda tristeza que partilho que o meu marido, Jimmy Cliff, morreu na sequência de uma convulsão seguida de pneumonia. Estou grata à família, amigos, artistas e colegas que partilharam esta jornada com ele», escreveu no Instagram a mulher, Latifa Chambers.
E prosseguiu: «A todos os fãs em todo o mundo, saibam que o vosso apoio foi a força dele durante toda a sua carreira. Apreciava realmente o carinho de cada um dos seus fãs. Gostaria também de agradecer ao Dr. Couceyro e a toda a equipa médica, que foram extremamente atenciosos e prestáveis durante este difícil processo. Jimmy, meu querido, descansa em paz. Vou seguir os teus desejos. Espero que todos respeitem a nossa privacidade neste momento difícil. Mais informações serão disponibilizadas posteriormente. Até logo, lenda. Latifa, Lilty e Aken.»
Natural de Somerton, na Jamaica, mudou-se para Kingstone em adolescente, para gravar, e rumou a Londres, em 1965, iniciando carreira de sucesso, que permitiu expandir o reggae a uma audiência internacional, com destaque para músicas como Many Rivers to Cross, You Can Get It If You Really Want, Wonderful World, Beautiful People ou The Harder They Come, que deu nome ao filme de 1972, no qual participou.
Jimmy Cliff venceu dois Grammys, ambos na categoria de melhor álbum de reggae (1986 e 2013), e entrou para o Rock and Roll Hall of Fame em 2010.