Morreu António Mota, antigo presidente da Mota-Engil
Morreu, aos 71 anos, António Mota, o antigo presidente da Mota-Engil. O empresário, que assumiu a liderança, entre 1995 e 2023, da maior construtora do país, tinha abandonado o cargo de vice-presidente do conselho de administração em abril, deixando a administração da empresa criada pelo seu pai, Manuel António da Mota, que é atualmente liderada pela terceira geração, com o sobrinho Carlos Mota dos Santos como CEO desde 2023.
O Presidente da República já reagiu ao desaparecimento do ex-empresário. Numa nota publicada no site da Presidência, Marcelo Rebelo de Sousa destacou a sua «liderança, empatia e humanidade».
«António Mota marcou o mundo empresarial e a sociedade portuguesa em geral. Deu continuidade à obra do seu pai, Manuel António da Mota, e projetou-a em todos os continentes, criando um dos mais poderosos, conhecidos e influentes grupos da nossa economia. Juntou a liderança à empatia, a humanidade ao dinamismo, a simplicidade à eficácia. Sem ele as últimas décadas da nossa economia teriam sido diferentes. Finalmente soube preparar a tempo a sua sucessão. Assim, as jovens gerações saibam corresponder à visão do seu antepassado», pode ler-se.