Moreirense: cedido pelo Sporting faz da polivalência arma e ganha espaço à frente
O Moreirense respondeu à derrota em Alvalade com um triunfo na receção ao Casa Pia, no sábado, numa partida em que Vasco Botelho da Costa fez uma aposta algo surpreendente no lado direito do ataque.
Diogo Travassos, lateral cedido pelo Sporting, posicionou-se à frente de Dinis Pinto no flanco destro dos cónegos, algo que o técnico de 36 anos já havia testado ante o Gil Vicente. Não tendo feito uma exibição de encher o olho, a verdade é que no ataque pode estar o espaço de afirmação do internacional sub-21 na equipa minhota.
Dinis Pinto tem vindo a realizar um arranque de temporada superlativo, com quatro assistências em sete partidas — recorde pessoal de carreira. Com a titularidade por via da lateral-direita tapada, Travassos aproveitou, no encontro com os gansos, o momento de menor fulgor de Cédric Teguia, fazendo uso da polivalência que lhe é reconhecida desde tenra idade.
Quer na formação do Sporting, quer na equipa B dos leões e até no Estrela da Amadora, o jovem jogador, de 21 anos, chegou a atuar em ambos os corredores da defesa e, em 2024/25, na Reboleira, jogou num esquema de três centrais, o que deixava o flanco totalmente por sua conta, tanto a nível defensivo como ofensivo.
A juntar a isto, Travassos é dono de uma capacidade técnica assinalável, algo que Botelho da Costa valoriza sobremaneira. E há, ainda, outra questão: com Diogo a extremo-direito, o treinador do Moreirense ganha elasticidade tática. No momento da transição defensiva, o camisola 2 funciona quase como um quinto defesa, fechando o lado direito, o que permite a Dinis Pinto juntar-se mais à dupla de centrais, habitualmente composta por Marcelo e Maracás.
Resta saber se a aposta em Travassos como um extremo todo-o-terreno terá continuidade nos próximos encontros. O potencial está lá...
Marca redonda para Vasco Botelho da Costa
Noutro âmbito, a vitória do Moreirense sobre o Casa Pia permitiu a Vasco Botelho da Costa alcançar uma marca redonda na ainda jovem carreira de treinador.