Mercado: Benfica tem de esperar e Bernardo Silva coleciona interessados
A cada janela de transferências, o possível regresso de Bernardo Silva ao Benfica é tema de conversa, mas a verdade é que o futuro a curto prazo do médio português está longe de passar pela Luz. A partir desta quinta-feira, primeiro dia do novo ano, Bernardo Silva está livre para se comprometer com um novo clube para a próxima temporada, uma vez que o seu contrato com o Manchester City, numa ligação que se iniciou em 2016, expira no fim da temporada.
Bernardo Silva sonha em voltar a jogar de águia ao peito e quer cumprir esse desejo, mas não para já. Aos 31 anos, o canhoto ainda sente que o seu nível de jogo está muito acima da realidade do futebol português e pretende jogar noutras grandes ligas do futebol europeu. A juntar a isto há a componente financeira e o patamar salarial que o internacional português aufere — o atual contrato nos citizens garante-lhe 15,6 milhões de euros anuais — está a anos-luz da praticada pelo Benfica. O desencontro de verbas é, por exemplo, largamente superior àquele que existia aquando das negociações do passado verão para o regresso de João Félix.
Esta quinta-feira, a imprensa inglesa avança com o forte interesse da Serie A, com Milan e Juventus à cabeça, sem esquecer o Barcelona, que o namora desde há vários anos mas sem que na Catalunha tenha havido fulgor financeiro para a operação. Em fim de contrato, e sem, por isso, ter de pagar taxa de transferência, a história poderá, claro, ser outra.
Bem recentemente, nos Globe Soccer Awards, Jorge Mendes, o empresário do futebolista, colocou as cartas em cima da mesa e também deixou bem claro que a vontade de Bernardo Silva não coincide, para já, com o desejo que existe na Luz em tê-lo de volta.