Tomás Handel, médio do Estrela Vermelha que pode representar a seleção da Áustria - Foto: IMAGO

Médio que Martínez apontou à Seleção tem convite para representar a Áustria

Tomás Handel chegou a ser apontado por Roberto Martínez como um dos jogadores «à porta da Seleção Nacional», mas pode agora optar pela via austríaca, de olho no Mundial 2026

Tomás Handel tem em mãos um convite para representar a seleção da Áustria. Internacional sub-21 por Portugal, mas com origens austríacas, o médio do Estrela Vermelha foi abordado por um dos adjuntos de Ralf Rangnick com esse intuito e está inclinado a aceitar.

A sugestão surgiu esta quarta-feira, logo após o empate do clube sérvio, onde Tomás atua, com o Celtic (1-1), na UEFA Europa League, no qual foi titular e realizou 90 minutos. Ao que A BOLA apurou, Sebastian Prodl, elemento da equipa técnica da seleção austríaca, falou com o centrocampista ex-V. Guimarães, dando conta do apreço da estrutura pelas qualidades do jogador e da vontade de poder juntá-lo às opções da equipa nacional.

Um dos catalisadores da abordagem foi Marko Arnautovic, capitão da seleção e colega de equipa de Tomás Handel no Estrela Vermelha. O ponta de lança deu boas referências ao corpo técnico de Rangnick, que se traduziram no convite endereçado ao médio de 24 anos.

A obtenção da nacionalidade não será um problema para Handel. Dadas as fortes raízes austríacas que tem, o jogador pode avançar para o pedido a qualquer momento e, a curto prazo, estar apto a representar a seleção do centro da Europa, que tem bem encaminhado o apuramento para o próximo Mundial: com menos um jogo disputado, a Áustria soma os mesmos 12 pontos que a Bósnia e está no topo do Grupo H.

E é, precisamente, a hipótese de poder marcar presença no Mundial-2026 que está a seduzir Handel e a deixar o atleta inclinado a aceitar a proposta de Ralf Rangnick e companhia.

Recorde-se que, em outubro do ano passado, Roberto Martínez chegou a apontar Tomás Handel como um dos jogadores que, à data, estavam «à porta» da Seleção portuguesa. «Agora temos mais jogadores para acompanhar. Gedson, Florentino, Bragança, Quaresma, Handel, Francisco Moura... Há um grupo de jogadores que estão à porta da Seleção», assinalou, então, o técnico das Quinas. Contudo, a forte concorrência no miolo e a vontade expressada pelo lado austríaco pode, agora, levar Handel a optar por outra via.