Evangelos Marinakis, propietário do Nottingham Forest
Evangelos Marinakis, propietário do Nottingham Forest - Foto: IMAGO

Marinakis em julgamento em Atenas por incitamento à violência e associação criminosa

Acionista maioritário do Rio Ave será julgado em Atenas, na Grécia

O proprietário do Nottingham Forest, do Olympiakos, e acionista maioritário do Rio Ave, Evangelos Marinakis, enfrenta um julgamento em Atenas sob a acusação de instigar violência no futebol e de apoiar uma organização criminosa.

O empresário de 58 anos, que adquiriu o Olympiakos em 2010, é acusado, juntamente com outros quatro membros da direção do clube grego, de duas infrações: incitamento à violência através de declarações contra as autoridades e apoio a um grupo criminoso entre 2019 e 2024.

Evangelos Marinakis (IMAGO/ANE Edition)

Marinakis, representado em tribunal pelo seu advogado Vassilis Dimakopoulos, e os restantes dirigentes do Olympiakos rejeitaram as acusações, considerando-as infundadas.

«As acusações são totalmente infundadas», declarou o advogado de Marinakis à imprensa inglesa.

No total, 142 adeptos enfrentam acusações de pertencerem a uma organização criminosa e de provocarem explosões que colocaram vidas em risco durante eventos desportivos. Sete deles são acusados de liderar essa organização. Todos negaram as acusações.

As acusações surgem na sequência da morte do agente da polícia antimotim George Lyngeridis, de 31 anos, que foi atingido por um sinalizador durante confrontos no exterior de um jogo de voleibol feminino entre o Olympiacos e o Panathinaikos em 2023. Lyngeridis sucumbiu aos ferimentos semanas depois.

Prevê-se que o julgamento, que decorre sob fortes medidas de segurança, se prolongue por vários meses, com mais de 200 testemunhas a serem ouvidas.

A próxima audiência está marcada para 25 de novembro.