Hamburgo aplica multa recorde a avançado por conduzir alcoolizado
O Hamburgo impôs uma pesada sanção ao jogador Jean-Luc Dompé, depois de o avançado francês ter sido apanhado a conduzir sob o efeito do álcool no final de janeiro. O clube onde joga o português Fábio Vieira não divulgou o valor, mas informou que aplicou uma multa recorde «de seis dígitos» e suspensão desportiva do atleta de 30 anos.
A decisão foi comunicada esta terça-feira, após uma reunião com o jogador. «O extremo de 30 anos foi alvo de uma multa recorde de seis dígitos imposta pelo HSV», pode ler-se numa nota do clube, que acrescenta: «Ele foi informado disso numa nova reunião. Dompé expressou-se publicamente pela primeira vez, pediu desculpa e manifestou a sua intenção de se envolver em ações sociais».
Jean-Luc #Dompé vorerst weiter vom Spielbetrieb suspendiert.
— Hamburger SV (@HSV) February 3, 2026
Der 30-jährige Flügelspieler erhält eine HSV-Rekordgeldstrafe im sechsstelligen Bereich. Das wurde ihm in einem weiteren klärenden Gespräch mitgeteilt. Dompé selbst bezieht erstmals öffentlich Stellung, entschuldigt… pic.twitter.com/nRcXHmyHal
De acordo com informações divulgadas pelo jornal Bild, o teste do alcoolemia indicou um nível de álcool no sangue de 1,4 g/L.
Recorde-se que Dompé já tinha sido suspenso por «falta grave» e falhou o encontro do passado sábado contra o Bayern Munique, que terminou com um empate 2-2. A sanção estende-se agora ao próximo jogo, com o avançado a ficar de fora da deslocação ao terreno do Heidenheim, a contar para a 21.ª jornada da Bundesliga.
O jogador, que representa o Hamburgo desde 2022, mostrou-se arrependido e assumiu responsabilidade. «Sei que um simples pedido de desculpa não é suficiente», afirmou. «Falhei totalmente no meu papel de exemplo. Cometi erros graves e, claro, assumirei todas as consequências. Compreendo a desilusão do clube, da equipa técnica e de todos os adeptos que me apoiaram até agora. Lamento sinceramente. Lamento também ter deixado a equipa ficar mal neste período crucial».
Não é a primeira vez que o francês se envolve em problemas desde que chegou ao clube. Em fevereiro de 2023, participou numa corrida ilegal nas ruas de Hamburgo ao lado do então colega William Mikelbrencis, bateu com um BMW numa paragem de autocarro no bairro de St. Pauli e abandonou o local sem prestar esclarecimentos. Na altura, Dompé recebeu uma ordem judicial e pagou cerca de 45 mil euros em multas. Agora, segundo o clube, as consequências tendem a ser ainda mais severas.