Ruben Amorim frustrado com o empate do Man. United em casa do Fulham
Ruben Amorim está ao comando do United desde novembro passado (Imago) - Foto: IMAGO

Manchester United: já se apontam nomes para a sucessão de Amorim, será o fim da linha?

Eliminação da Taça da Liga, frente ao Grimsby Town, da quarta divisão, teria sido a gota de água

O casamento entre o Manchester United e Ruben Amorim pode estar a chegar a um ponto de rotura. Em Inglaterra, avançam que a direção dos red devils já começou a ponderar alternativas ao técnico português, depois da eliminação histórica frente ao Grimsby Town na Taça da Liga, nas grandes penalidades.

Os red devils foram eliminados da competição pela equipa da quarta divisão, um resultado que deixou adeptos e direção em estado de choque. Muitos sócios pediram de imediato a saída do treinador português, que também deixou em aberto a possibilidade de abandonar o cargo. «Algo tem de mudar, e não se pode voltar a trocar 22 jogadores», afirmou Amorim, após o apito final.

Esta não é a primeira vez que Amorim admite a hipótese de sair. Na época passada, depois de perder a final da UEFA Europa League, frente ao Tottenham, chegou mesmo a propor a sua demissão sem exigir qualquer compensação, e noutras ocasiões voltou a deixar dúvidas sobre a sua continuidade. Ainda assim, no último verão, os dirigentes mantiveram a confiança no técnico, investindo mais de 200 milhões de euros em reforços para tentar relançar o projeto. Contudo, após apenas três jogos oficiais, as esperanças começam a desvanecer-se. Até ao momento, o United ainda não venceu qualquer jogo, somando duas derrotas (uma no desempate por grandes penalidades, é certo) e um empate.

De resto, o registo de Amorim em Old Trafford é (muito) negativo: em 45 partidas, o treinador luso soma mais derrotas que vitórias (17 contra 16), registando ainda 12 empates. Números que não abonam nada a favor da continuidade do técnico no gigante inglês.

Perante isto e de acordo com a imprensa inglesa, o United já trabalha em possíveis cenários de substituição. Entre os nomes em cima da mesa estão Oliver Glasner, treinador que conduziu o Crystal Palace à conquista da FA Cup na época passada, e Andoni Iraola, técnico do Bournemouth, que tem sido elogiado pelo estilo de jogo e pela evolução da equipa.

Os próximos dias trarão novidades relativamente ao futuro do técnico, que chegou a Manchester em novembro passado, depois de cinco anos no Sporting.

Sugestão de vídeo