Luís Pinto, treinador do V. Guimarães, quer testar a sua equipa num campo complicado - Foto: Hugo Delgado/LUSA.
Luís Pinto, treinador do V. Guimarães, quer testar a sua equipa num campo complicado - Foto: Hugo Delgado/LUSA.

Luís Pinto: «Queremos testar e competir de forma corajosa e humilde»

Técnico dos conquistadores respeita o FC Porto, mas pretende avaliar o nível da sua equipa, apontando para um triunfo no Estádio do Dragão; treinador ainda abordou as diferenças no seu plantel, relativamente à primeira jornada da Liga, na qual perdeu (0-3) com os azuis e brancos

O Vitória de Guimarães volta a deslocar-se ao Estádio do Dragão, desta feita para os quartos de final da Allianz Cup, depois de ter começado a Liga nesse palco com uma derrota por 0-3. No entanto, Luís Pinto sublinhou que a sua equipa está diferente e que pretende competir tendo em vista a Final 4 da prova.

«É o processo natural, na altura havia a questão do mercado estar em aberto e várias questões à volta dos nossos jogadores. Temos de ter em consideração o plantel atual, porque é importante o que queremos testar e competir de forma corajosa e humilde, reconhecendo a valia do adversário que está do outro lado. Neste momento, somos uma equipa muito diferente daquela que jogou no Estádio do Dragão na primeira jornada», referiu o técnico, de 36 anos, que falou sobre o momento de evolução dos seus jogadores.

«Vai ser um desafio, um bom teste, para se perceber aquilo que neste momento esta equipa é capaz de fazer. Temos de ter a capacidade de ser consistentes e de demonstrar que o crescimento pode ser efetuado de forma contínua. O jogo de amanhã vai ser bom para testarmos a nossa capacidade atual. Um desafio, sem dúvida, pois vamos ter problemas diferentes em comparação com o que temos vindo a apanhar.»

Os conquistadores nunca conseguiram chegar à final desta competição, porém o treinador não se quer adiantar no tempo, pois considerou que há muito para fazer, antes de sequer pensar nisso.

«Sabemos aquilo que o jogo de amanhã pode trazer a nível de momento marcante para o clube, mas queremos andar muito na lógica do próximo jogo, pois é o único que podemos disputar e temos de entrar com a intenção de o ganhar. Essa tem de ser a nossa forma de estar. Não há nenhuma equipa que não o faça, do outro lado vai acontecer de certeza e nós temos de ser assim. Sabendo que com o triunfo dará uma ‘Final 4’ ao clube, temos de saber bem o que fazer no jogo.»

Os moldes atuais da Allianz Cup tornam-na numa prova bastante curta e em apenas três jogos, uma equipa pode erguer o troféu. Luís Pinto não se quis alongar sobre o formato, mas lá referiu que há sempre uma hipótese em aberto.

«Prefiro olhar para o copo meio cheio e ver que é uma competição curta e que há a possibilidade de todos os clubes que estão envolvidos de a vencer. Sabemos o que pretendemos deste jogo e sabendo que vencendo damos um passo grande para estarmos mais à frente numa competição que podemos ou não vencer. Não quero opinar sobre os moldes.»

O timoneiro dos vimaranenses deixou elogios aos azuis e brancos, salientando o bom início de temporada, referindo que viu o último jogo frente ao Estoril e que há sempre algo a retirar dos encontros realizados pelos adversários.

«É uma equipa que começou a época de uma forma muito forte, continua assim porque só perdeu um jogo e nem sequer foi em competições nacionais. Tem uma maneira de estar em campo diferente e que se vai moldando, também devido ao que os adversários vão apresentando. O Estoril foi muito competente, mas tem jogadores de características completamente diferentes dos nossos, há sempre ideias a retirar de cada jogo que observamos, na preparação de uma partida. Mas vamos ter pela frente um FC Porto extremamente forte e o número de golos sofridos diz isso mesmo, penso que só têm um golo sofrido no Estádio do Dragão nas competições internas e apenas mais um na Liga Europa», analisou o técnico dos conquistadores que não abriu o jogo quanto ao onze que vai apresentar nestes quartos de final da Allianz Cup.

«Vamos entrar com o onze que acreditamos ser o melhor para defrontar este adversário no dia de amanhã. Vamos procurar ser uma equipa extremamente competente para fazer um bom jogo e para sermos bastante competitivos.»