Grêmio empata, Luís Castro critica arbitragem e projeta Brasileirão
O Grêmio cedeu um empate frente ao Juventude (1-1), este domingo, na Arena, para o Campeonato Gaúxho, ao sofrer um golo já nos descontos. No final da partida, o treinador Luís Castro mostrou-se bastante crítico em relação à arbitragem de Eduardo Bastos, que admoestou o técnico português com um cartão amarelo no final do encontro.
A principal queixa do Grêmio prende-se com a expulsão de Arthur no início da segunda parte, após um desentendimento com Gabriel Pinheiro, do Juventude, que também viu o cartão vermelho. Ambos os jogadores agarraram-se pelo pescoço durante a confusão.
Luís Castro defendeu que o árbitro tem um papel crucial em manter a calma no relvado. «O primeiro agente pacificador do jogo é o árbitro. Não pode agitar o jogo», afirmou, acrescentando: «Nenhum ser humano fica imune à agitação do momento, estão a competir, têm níveis de adrenalina elevados. Pedir para se acalmarem em momentos agitados é pedir o impossível».
À margem do resultado e da arbitragem, Castro revelou já ter uma ideia clara para a composição do seu meio-campo, numa altura em que se aproxima o Brasileirão, embora sem especificar nomes. A expulsão de Arthur frustrou os planos do treinador, que pretendia observar o jogador ao lado de Noriega e Monsalve. No sábado, a dupla de meio-campo foi composta por Noriega e Tiaguinho.
«Sim, tenho [uma definição]. A pré-época, embora com jogos oficiais, serve para isso. Para percebermos o impacto dos jogos nos jogadores. Temos uma avaliação, que os jogos neste mês de trabalho serviram para refletirmos. E tenho uma ideia sobre o que deve ser o meio-campo do Grêmio», garantiu o técnico. «Vamos continuar o trabalho, a definir o que é melhor para a equipa apresentar, mas tenho a ideia do que quero clara. Noriega deu um equilíbrio interessante ao meio-campo».
Com os jogos a eliminar do Gauchão e o Brasileirão no horizonte, Luís Castro foi questionado sobre as prioridades da equipa. O treinador, que optou por poupar alguns jogadores contra o Juventude, foi pragmático e focou-se no imediato.
«Agora a nossa preocupação fundamental é atacar o próximo jogo do Brasileirão, é a nossa prioridade. Infelizmente temos três dias, o que por vezes não acontece e nos permite recuperar e ter os jogadores disponíveis. A prioridade é ganhar o próximo jogo e é isso que vamos fazer», declarou. O Grêmio defronta o Botafogo na quarta-feira, seguindo-se o Novo Hamburgo para os quartos de final do Gauchão.