FC Porto: só um ponta de lança disponível para o V. Guimarães
E eis que num ápice Francesco Farioli ficou privado de duas unidades importantes para a frente de ataque do FC Porto, deixando neste momento Samu como o único ponta de lança disponível para a receção, quinta-feira, às 20h15, ao Vitória de Guimarães para a Taça da Liga.
Deniz Gul (mialgia de esforço) e Luuk de Jong (contusão no joelho esquerdo) mantêm os seus nomes inseridos no boletim clínico e farão quarta-feira de manhã, no Centro de Treinos e Formação Desportiva Jorge Costa, no Olival, um derradeiro teste, mas tudo aponta que apenas o internacional turco ainda tenha algumas condições de poder figurar na lista de convocados para a receção ao emblema da cidade-berço, num jogo em que, em caso de vitória, os dragões juntam-se a Sporting, Benfica e SC Braga na 'Final Four' da Taça da Liga, agendada para janeiro, no Estádio Municipal dr. Magalhães Pessoa, em Leiria.
Face a tantos condicionalismo na frente de ataque, tudo aponta para que Samu seja o titular diante dos minhotos, ele que leva já quatro jogos consecutivos no onze, depois de ter iniciado o jogo com o Utrecht, da Liga Europa, no banco de suplentes, cedendo o seu lugar a Deniz Gul, nos Países Baixos.
Aproximam-se jogos importantes para o FC Porto, que tem, como se sabe, o campeonato como o grande objetivo da temporada, daí que a deslocação a Tondela, no domingo à noite, também esteja a ser preparada ao mais ínfimo pormenor. Os dragões querem, naturalmente, estar em todas as frentes, a Taça de Liga é objetivo assumido pelos responsáveis azuis e brancos pela cultura desportiva, mas a prioridade máxima é a Liga portuguesa, que escapa às hostes portistas há quatro épocas.
Nesse sentido, Francesco Farioli, que nunca se escudou nas adversidades que teve pela frente relativamente a castigos e impedimentos de ordem física, terá de gerir com pinças a escassez de soluções que tem na antecâmara da receção ao Vitória de Guimarães, adversário que já defrontou e bateu nas primeiras jornadas da presente edição do campeonato.
Curiosamente, nesse encontro, realizado no dia 11 de agosto passado, Samu esteve em plano de evidência, ao assinar dois dos três golos com que os azuis e brancos bateram os vitorianos, com Pepê a assinar o outro tento.
O Departamento de Saúde liderado pelo médico Nélson Puga está a envidar todos os esforços no sentido de entregar os dois avançados que se encontram no boletim clínico o mais cedo possível às ordens de Francesco Farioli. Hoje de manhã, nos relvados do Olival, Deniz Gul e Luuk de Jong poderão realizar derradeiros testes, mas tudo aponta para que, na melhor das hipóteses, apenas Deniz Gul possa evoluir e, com isso, minimizar danos no ataque portista.
Rodrigo Mora é uma alternativa
Caso se confirmem as ausências do turco e de Luuk de Jong, o técnico italiano que lidera o FC Porto terá de encontrar no plantel alternativas, eventualmente com Rodrigo Mora a funcionar como falso 9 ou segundo ponta de lança. Dúvidas que só serão desfeitas ao início da tarde, altura em que Farioli será confrontado com questões sobre o duo de lesionados...