Sporting: Alisson (quase) fechado com o Nápoles
Alisson Santos está apenas a um pequeno passo de se transferir do Sporting para o Nápoles, um empréstimo até final da temporada e com opção de compra. A taxa é de 3,5 milhões de euros e a cláusula de 16,5 milhões para um total de €20 M que pode o extremo de 23 anos render no final da época.
Na primeira metade da época passada, Alisson jogou no UD Leiria, cedido pelo Vitória da Bahia, a quem os leões pagaram 2,1 milhões de euros. Pelos verdes e brancos começou a treinar no início de 2025 mas, sem poder ainda jogar, estreou-se apenas na presente temporada, em que participou em 30 jogos mas apenas cinco como titular. Marcou três golos, todos na Champions.
Esse foi um dado que chamou, e muito, a atenção do Nápoles, que o Sporting defrontou no dia 1 de outubro na jornada 2 da Liga dos Campeões (1-2). No Estádio Diego Armando Maradona, o brasileiro jogou 24 minutos e deu um ar da sua graça, mas fora antes no 4-1 ao Kairat Almaty e depois no 2-1 ao Marselha e no 3-2 ao Ath. Bilbao que o camisola 27 se destacou com 3 golos.
Fazendo as contas apenas aos pontos que valeu na Champions e traduzindo-os em euros, chega-se à conclusão que só aí valeu 2,8 milhões aos leões — tanto com o Marselha como com o Bilbao, o Sporting preparava-se para arrecadar 700 mil euros do empate e com os golos do brasileiro aos 86’ e aos 90+4’ passou a receber 2,1 milhões pela vitória, ou seja, com os tentos de Alisson acrescentou 1,4 milhões em cada um desses jogos, mais 700 mil euros do que os 2,1 milhões que custou…
Agora, com o empréstimo aos napolitanos, vai fazer os verdes e brancos receberem €3,5 M no imediato (mais 1,4 milhões do que o que custou), na perspetiva de no final da temporada receberem mais 16,5 milhões. A cláusula de compra não será obrigatória mas tendo em conta o valor elevado da taxa de empréstimo e o facto de os italianos terem chegado ao limite a que podiam chegar devido aos limites impostos pelo fair-play financeiro da UEFA, a perspetiva de acionarem a opção é bastante elevada…
Ainda se despede em Alvalade?
Sporting e Nápoles estão a ultimar a transferência que tem de ficar concluída até segunda-feira à tarde, altura em que fecha a janela do mercado de inverno em Itália. Ainda assim, Rui Borges convocou o extremo para o jogo deste domingo com o Nacional, às 18h00.
«Quero contar com todo o plantel. Mas não me agarro. Se tiver de sair, sai. Seja o Alisson, seja outro. É o mercado. É mérito de toda a equipa, que se tem valorizado muito bem por aquilo que tem sido capaz de fazer durante toda a época. É natural, faz parte do processo e do futebol. Essas saídas e entradas... lido bem com isso, não mexe comigo. O Sporting está sempre à frente de qualquer jogador ou treinador e eu sou um treinador que me agarro muito ao que sou, muito frio nesse sentimento. Preciso de todos e quero todos, mas quando faltar um estão os outros. Fomos ao mercado por dois extremos. O Alisson é jogador do Sporting, está convocado para amanhã», disse o treinador na conferência de imprensa de antevisão do encontro da jornada 20.
Significa isto que Alisson pode despedir-se de Alvalade este domingo. A não ser que o negócio acelere ainda mais e o jogador possa viajar antes para o sul de Itália para realizar exames médicos e assinar o contrato válido até junho, avança a imprensa italiana que uma vez acionada a cláusula de compra este será alargado por mais quatro épocas, até 2030, ou cinco, até 2031. O ordenado do extremo pode passar a ser de 2,7 milhões por ano.
Artigos Relacionados: