Luis Suárez e Pedro Gonçalves juntos no onze inicial 58 dias depois - Foto: IMAGO
Luis Suárez e Pedro Gonçalves juntos no onze inicial 58 dias depois - Foto: IMAGO

Rui Borges: general sem medo de perder jogadores para o clássico (o onze do Sporting para o Nacional)

Pedro Gonçalves titular mesmo em risco para o Dragão, tal como Luis Suárez. Gonçalo Inácio apto e pronto para entrar na equipa inicial

O Nacional é o mais importante, o próximo jogo é sempre o mais importante para qualquer equipa que dificilmente admitirá fazer contas à jornada que se segue. Mesmo que seja um decisivo encontro entre o líder, neste caso o FC Porto, e o 2.º classificado obrigado a encurtar distâncias. O Sporting joga hoje com o Nacional na jornada 20 e no dia 9 no Dragão na 21.ª. Parte para o jogo com os madeirenses com Pedro Gonçalves e Luis Suárez com quatro amarelos no campeonato, logo em risco para o clássico, mas, sem medo dos cartões, Rui Borges vai colocar o onze de gala, sem gestão.

«Zero condicionados. Mais importante é olhar para o Nacional, quero ganhar o próximo e é isso que importa», disse o treinador sobre os amarelados, na antevisão da partida com os insulares, e explicou: «Vão os dois para jogo, são opção e conto com eles. Eles sabem melhor do que ninguém que têm quatro amarelos, mas o mais importante é ganhar ao Nacional. Depois quem estiver disponível frente ao FC Porto dará uma boa resposta.»

De facto, tanto o avançado português como o goleador colombiano falham o jogo com os azuis e brancos se hoje forem admoestados... A não ser que, no caso de verem amarelo com o Nacional, forcem um segundo para serem expulsos e cumprirem o jogo de suspensão com o Aves SAD, na quinta-feira em Alvalade nos quartos de final da Taça de Portugal. Nesse caso, poderiam ir ao clássico, continuando em risco mas agora para o jogo da jornada 22, com o Famalicão, marcado para o dia 15 de fevereiro.

Contas disciplinares à parte, pode contar-se então com o regresso de Pedro Gonçalves à titularidade, quase dois meses depois (58 dias) de se ter lesionado no 1-1 com o Benfica no dia 5 de dezembro de 2025. De lá para cá, 21 minutos no 2-1 com o Arouca há uma semana e 36’ no 3-2 com o Ath. Bilbao na quarta-feira.

Galeria de imagens 11 Fotos

Junta-se assim Pote a Trincão e Geny Catamo para formar o trio maravilha que vai apoiar o ponta de lança Luis Suárez. Sem medos. Nem dos amarelos! Confira o onze provável do Sporting na fotogaleria em cima.