Luis Enrique: «Espero que o 'Pedri Potter' não traga a varinha!»
O jogo grande da jornada 2 da fase de liga da UEFA Champions League ocorre esta quarta-feira e vai colocar frente a frente o PSG e o Barcelona. Luis Enrique, técnico dos parisienses — e 'homem da casa' no Barça — fez a antevisão a este duelo, que espera que seja «muito bonito» e deixou um pedido a... Pedri Potter.
A conferência de imprensa começou com um agradecimento. A equipa do PSG utilizará o logótipo da Fundação Xana, em homenagem à falecida filha do técnico, que ajuda crianças e adolescentes com doenças oncológicas e doenças graves: «Em primeiro lugar, quero agradecer ao presidente por este gesto incrível, ao doar o dinheiro das camisolas dos jogadores à Fundação Xana. É um gesto muito especial. Há que ter esta visibilidade para ajudarmos famílias e crianças. Não nos esqueceremos.»
«É sempre muito especial e bonito estar em Barcelona. É a minha casa, onde fiz grande parte da minha carreira como jogador e treinador. Não é o Camp Nou, mas é um estádio muito bonito, que me traz grandes memórias, como a abertura dos Jogos Olímpicos de 1992», começou por dizer o espanhol, referindo-se ao Estádio Olímpico de Montjuic, onde será disputada a partida. «Somos equipas parecidas. Vai ser um desafio bonito para adeptos das equipas e do desporto», adicionou.
Para Luis Enrique, o essencial será ter a posse de bola. «Posso dizer que vai ser um jogo muito bonito. Quando tens duas equipas com esta mentalidade de ataque, controlar a bola será chave. Pedri é incrível e gosto de ver o Barcelona a jogar», prosseguiu o técnico. Mas os elogios ao médio não ficaram por aqui: «Conheço-o muito bem. Não há dúvidas de que é o Pedri Potter. Espero que amanhã não traga a varinha! Tentaremos que tenha o mínimo de protagonismo possível. Mas o Barça não é só o Pedri. É De Jong, Cubarsí... é uma equipa muito boa com a bola e sem ela também tem uma grande capacidade.»
O técnico também falou do momento atual do PSG, deixando o passado para trás. «O passado de nada serve. Há que pensar no presente e no futuro. Preparar o jogo da melhor maneira. Haverá muitos adeptos do PSG no estádio, isso anima-nos. Não queremos especular, queremos vencer o Barcelona e mostrar o que somos em termos futebolísticos. É um jogo feito à medida para ambas as equipas», adicionou, deixando também uma palavra para a qualidade da equipa: «A equipa técnica tem 100% de responsabilidade quando a equipa perde, mas não importa quase nada quando ganha. Gerir uma equipa de alto nível tem muitas complicações, mas temos muitos jogadores muito bons para todas as posições. Se há alguém que não se pode queixar sou eu, que tomo conta de uma equipa de grande nível.»