Liga 2: em espanhol nos entendemos… e novo treinador já vence em Penafiel
Uma estreia auspiciosa na manhã de futebol em Penafiel – José Manuel Aira, contratado há poucos dias, assumiu a equipa rubro-negra na receção ao Felgueiras… e entrou a ganhar (2-0).
De resto, a influência de nuestros hermanos no triunfo do Penafiel não se cingiu ao técnico, que iniciou funções a ganhar – pertenceram também a espanhóis, Álvaro Santos e Davo, os dois golos da partida, e boa parte do mérito do triunfo pertenceu ao guarda-redes Joan Femenías, também castelhano, que contribuiu com três defesas importantes para o êxito do coletivo.
Os visitantes, mais estáveis na tabela classificativa, justificaram-no com uma entrada determinada, liderada por um elemento em particular destaque: atrevido, Mathys Jean-Marie esteve à beira do golo por duas ocasiões. Na primeira, aos 5’, viu Jaime Sánchez, defensor contrário, afastar a bola em cima da linha e aos 12’ até colocou a bola no fundo das redes, mas encontrava-se fora de jogo e o lance seria invalidado.
A partida era pautada pelo equilíbrio, mas o Felgueiras mantinha-se mais perigoso e aos 28’ Léo Teixeira atirou para boa defesa de Joan Femenías. O Penafiel terminou o primeiro tempo por cima e esteve verdadeiramente próximo de marcar no primeiro tempo, quase saindo para intervalo em vantagem através de um cabeceamento ao travessão por João Miguel, aos 38’.
O segundo tempo prometia golos e Rúben Alves quase o conseguia… com estilo, logo ao primeiro minuto e num remate de letra que embateu no travessão, respondendo o Felgueiras com duas boas situações e ambas com respostas à altura do guardião Femenías, perante Pedro Rosas, aos 49’, e Vasco Moreira, aos 60’.
Mais eficaz, o Penafiel inaugurou o marcador aos 66’, num pontapé de ressaca, rasteiro e bem colocado, de Álvaro Santos, atacante emprestado ao Penafiel pelo City Football Group, holding proprietária do Manchester City e de outros clubes como o Lommel, ao qual este jogador se encontra ainda contratualmente ligado, que se estreia a marcar com a camisola penafidelense.
Na defesa da baliza, o compatriota Femenías também brilhou aos 75 e 89 minutos, com mais duas defesas de realce que evitaram que Jean Felipe e Mathys Jean-Marie alcançassem a igualdade. O Penafiel sentenciaria o triunfo aos 90 minutos e através de nova parceria espanhola, formada por Álvaro Santos, que ao golo marcado juntou uma (bonita) assistência e serviu Davo, que com frieza colocou a bola por cima do guardião contrário e assinou o 2-0 final.
O emblema duriense alcança, assim, o primeiro triunfo da temporada e deixa a zona de despromoção, entregando a penúltima posição ao Paços de Ferreira (de forma provisória), que apenas na segunda-feira defronta o FC Porto B.