Kareem Abdul-Jabbar revoltado com o conflito no Irão põe o dedo na ferida
Os recentes acontecimentos no Irão levaram Kareem Abdul-Jabbar a tomar uma posição pública. A lenda dos Lakers sempre foi um ativista vocal pelos direitos humanos e a agitação civil no país perturba-o profundamente, como demonstrou numa recente publicação no Instagram. Com uma declaração emotiva, apelou à «liberdade humana básica».
Cap!
— 𝙆.𝘼.𝙅🐺🦍 (@70sGreat) July 5, 2022
19x All-Star, 6x MVP, 6x NBA Champ, 2x Finals MVP, 2x Scoring Champ, all-time leading scorer and 75th Anniversary Team member… Kareem Abdul-Jabbar! #NBA75 pic.twitter.com/FYBd34TOiC
Abdul-Jabbar usou uma declaração de Ciro, o Grande, figura persa do século VI a.C: «Sempre que puderes, age como um libertador.»
«O mundo já não pode fechar os olhos à brutalidade desencadeada pelo Aiatola e pelo seu círculo de executores extremistas. Durante gerações, os iranianos têm sido espancados, silenciados, presos e executados por ousarem exigir a mais básica liberdade humana. Como alguém que se recusa a aceitar a injustiça como o status quo, apelo a todos os líderes e a todas as pessoas comuns com consciência para que se ergam com o povo do Irão, para amplificar a sua luta, para rejeitar a sua opressão e para enviar uma mensagem que atravesse fronteiras e regimes: LIBERTEM O IRÃO», escreveu Kareem Abdul-Jabbar.
SILENCE. Les joueurs de l’équipe d’#Iran de football U-23 n’ont pas récité mercredi 7 janvier 2026 l’hymne de la République islamique en soutien aux manifestants avant le début du match de coupe d’Asie contre la Corée du sud à Riyad, en Arabie saoudite. pic.twitter.com/kvRotDR6m1
— Armin Arefi (@arminarefi) January 8, 2026
A publicação foi acompanhada por um vídeo explícito, precedido de um aviso do próprio Kareem, que revela a dura realidade que se vive atualmente no Irão.
A mensagem de solidariedade do seis vezes campeão da NBA valeu-lhe uma enorme gratidão e apoio online. Ao emprestar a sua voz a esta causa, Kareem Abdul-Jabbar dá continuidade a uma longa tradição de envolvimento em questões humanitárias globais e a NBA até criou um prémio com o seu nome para atribuir a um atleta que siga os seus passos.
O seu ativismo estende-se a várias plataformas digitais, entrevistas, palestras e até livros., mas as suas opiniões mais incisivas estão reservadas para a newsletter Kareem Takes on the News, onde reage a acontecimentos sociais e políticos em todo o mundo.
O conflito no Irão foi também abordado na newsletter de 16 de janeiro, na qual colocou uma questão contundente: «Quantas mortes serão necessárias até sabermos que já morreram pessoas a mais?»