Sérgio Conceição no banco de suplentes do Milan, em San Siro
Sérgio Conceição - Foto: IMAGO

Julgamento da Operação Pretoriano: Sérgio Conceição dispensado de depor

Antigo treinador do FC Porto não terá de testemunhar no processo. Luís Gonçalves, antigo administrador da SAD do FC Porto, relatou insultos na AG de novembro de 2023

Sérgio Conceição, ex-treinador do FC Porto, foi dispensado pela defesa de Fernando Madureira, antigo líder dos Super Dragões, de prestar depoimento na próxima semana como testemunha no âmbito da Operação Pretoriano. Esta foi uma das notas desta manhã da 18.ª sessão do julgamento da Operação Pretoriano, no Tribunal de São João Novo, e cujas alegações finais foram agendadas para os dias 30 de junho e 1 de julho.

No âmbito do processo, foi ouvido Luís Gonçalves, antigo administrador da SAD do FC Porto, que confirmou a sua presença na Assembleia Geral (AG) de novembro de 2023. Relatou três incidentes ocorridos: um desentendimento com uma senhora loura que terá culminado em agressões físicas e, ao sair com outros dirigentes, referiu que a mesma proferiu insultos: «Quando saía, a senhora passou por nós e foi desagradável, chamou-nos ‘mamões, filhos da p…, andam aqui a roubar’.»

Jorge Silva, sócio do FC Porto, testemunha indicada por Hugo Loureiro e pela família Aleixo, foi o primeiro a depor. Relatou os insultos que ouviu no decorrer da reunião magna, dirigidos a Pinto da Costa após a intervenção do antigo líder dos azuis e brancos, já no Dragão Arena. Segundo Jorge Silva, houve reações negativas ao discurso de Pinto da Costa. «Sim, houve. Não sei se posso dizer aqui... Foi ‘mamão, vai embora, velho, filho da p…»

À tarde será a vez de Cerejeira Namora, vice-presidente da Mesa da Assembleia Geral do FC Porto na altura dos incidentes na AG, testemunhar.

Sugestão de vídeo