Unidos na dor para eternizar o que deram ao futebol. As imagens que ficam das condecorações que juntou o Presidente da República, do Governo, da FPF, da Liga, do FC Porto às famílias e amigos de Jorge Costa, Diogo Jota e do irmão André Silva

Jorge Costa e Diogo Jota eternizados com condecorações

Unidos pela dor muitos quiserem homenagear os dois jogadores que inauguraram a Praça dos Heróis Imortais

Jorge Costa e Diogo Jota foram condecorados com o Colar de Honra ao Mérito Desportivo por parte do Presidente da República, a título póstumo, e como Atletas de Mérito. por parte do Governo, numa cerimónia de homenagem que decorreu esta terça-feira na Cidade do Futebol, presidida pelo presidente de Federação Portuguesa de Futebol Pedro Proença.

Perante a mulher e os filhos de Jorge Costa, os pais e a mulher de Diogo Jota, amigos, companheiros de equipa e da Seleção Nacional, do selecionador Roberto Martínez e do presidente do FC Porto André Villas-Boas, os dois antigos internacionais foram recordados pelo que deram ao futebol «que amavam, ao país e à Seleção». «Foram símbolos de excelência, de superação, de humildade, de espírito de sacrifício e de equipa. Representaram sempre não apenas a si próprios, mas um povo inteiro. Um povo que conquistou mundos e que continua hoje, noutras questões, a conquistar o mundo», reforçou o primeiro-ministro Luís Montenegro.

O dia 2 de setembro tinha sido reservado por Pedro Proença para honrar a conquista da Liga das Nações, mas devido às mortes inesperadas dos dois antigos internacionais portugueses, e de André Silva, irmão de Jota, foi feita a homenagem, ficando a celebração da conquista adiada para o estágio da Seleção no próximo mês de outubro. «Este encontro passou a ter duas homenagens e duas evocações tão diferentes, mas tão iguais na paixão pela vida, na alegria de viver, na razão de ser, na capacidade de sonhar, de viver, de esperar e de lutar. Ambos viverão na eternidade e as condecorações representam o que eles representaram para todos infinitamente», sublinhou o Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa.

Galeria de imagens 17 Fotos

Numa cerimónia marcada pela emoção, todos unidos na dor da perda de Jorge Costa e Diogo Jota, as homenagens foram seladas com a inauguração da «Praça dos Heróis Imortais, aqueles que representam a portugalidade», inaugurada por Pedro Proença, para dar dimensão aos «desempenhos daqueles que engrandeceram o futebol português.» «Inauguramos este espaço como um tributo ao Diogo Jota, ao André Silva e ao Jorge Costa. Jamais permitiremos que sejam esquecidos», afiançou Proença.

Rúben Neves leu uma sentida mensagem de homenagem ao amigo Diogo Jota, numa cerimónia onde estiveram presentes todos os convocados por Roberto Martinez para os jogos de Portugal, assim como vários antigos internacionais portugueses, a Ministra da Cultura, Juventude e Desporto, Margarida Balseiro Lopes, o Secretário de Estado do Desporto, Pedro Dias, o presidente da Liga Portugal Reinaldo Teixeira e representantes de diversos clubes.