Jokic afasta reforma e diz que prefere ser campeão da NBA do que nas corridas de cavalos
Nikola Jokic, a superestrela dos Nuggets, tranquilizou os adeptos de Denver numa entrevista ao canal desportivo ESPN, na qual abordou o seu futuro na NBA e desfez a ideia de que não se importa com a modalidade. O poste sérvio, que celebra 31 anos esta quinta-feira, garantiu que pretende continuar a jogar enquanto se mantiver competitivo.
Questionado pela jornalista Malika Andrews, sobre a longevidade da carreira, que vai em 11 temporadas na NBA, Jokic foi claro quanto às suas intenções. «Para ser honesto, acho que vou jogar basquetebol até não conseguir fazê-lo a um alto nível», afirmou. «Porque gosto e adoro jogar. Acho que vou jogar até conseguir render a um alto nível, continuar a gostar e a manter-me saudável».
Esta declaração serve para acalmar os receios de uma reforma antecipada, especialmente considerando que, antes dos 30 anos, já conquistou três troféus de MVP (2021, 2022, 2024), na passada temporada foi o segundo mais votado, e um título da NBA (2022/23). A sua personalidade reservada levou a que muitos acreditassem que o jogador não tinha grande paixão pelo jogo, uma percepção que o próprio fez questão de corrigir.
«Eu importo-me muito», sublinhou Jokic. «Acho que se não nos importamos em vencer, não deveríamos estar nesta modalidade. A minha personalidade talvez seja um pouco diferente, ou aceito a vitória e o sucesso de maneiras diferentes. Mas importo-me com o basquetebol e adoro jogar. Gosto de competir. Apenas aceito o sucesso e a derrota de forma diferente».
Apesar de ser considerado o melhor jogador da NBA nos últimos cinco anos, a sua atitude discreta por vezes ofusca o seu domínio em campo. No entanto, quando confrontado com a escolha entre ganhar mais um campeonato da NBA e um campeonato de corridas de cavalos, a prioridade foi inequívoca: «Um campeonato da NBA, neste momento».
Nesta temporada, Jokic apresenta médias impressionantes de 28,7 pontos, 12,3 ressaltos e 10,7 assistências por jogo. Se conseguir vencer o troféu de MVP, tornar-se-á o poste mais condecorado da NBA desde Kareem Abdul-Jabbar. Com a sua continuidade assegurada, os adeptos dos Nuggets podem respirar de alívio, sabendo que poderão contar com a sua estrela por muitos mais anos, desde que a equipa continue a construir um plantel competitivo à sua volta.
Recorde-se que, esta época, Nikola Jokic esteve de baixa durante 16 jogos devido a uma hiperextensão no joelho esquerdo, o que representou a ausência mais prolongada da carreira. O triplo MVP da NBA falhou quase todo o mês de janeiro para recuperar e também justificou o facto de apenas ter atuado alguns minutos no primeiro jogo do 75.º All-Star Game de Los Angeles, no passado domingo.
Essa paragem forçada foi um episódio inédito para Jokic, conhecido por ser um dos jogadores mais fiáveis e duráveis da liga desde que foi escolhido na 41.ª posição do draft de 2014. A ausência da sua principal estrela foi mais um revés para os Nuggets, formação tem sido fustigada por lesões ao longo da temporada. Sobre esse momento de afastamento dos courts, o internacional sérvio descreveu a experiência como «muito interessante», dado que nunca tinha enfrentado uma lesão que o obrigasse a parar por tanto tempo.
«Foi, na verdade, muito interessante, porque nunca me tinha lesionado antes, e foi um momento completamente novo na minha carreira. Estou tão habituado a jogar, a estar em campo, que senti que estava a perder algo», contou na entrevista
Felizmente para os Nuggets, a equipa conseguiu manter o rumo na ausência da sua estrela. Durante os 16 jogos em que Nikola esteve de fora, a formação do estado do Colorado registou 10 vitórias e 6 derrotas, mantendo-se nos lugares cimeiros da Conferência Oeste. O desempenho de Peyton Watson e Jamal Murray foram fundamentais nesse período. Sucesso coletivo permitiu que o regresso de Jokic à competição, no final do mês, fosse feito de forma mais gradual. Apesar de alguns altos e baixos antes da pausa para o All-Star Game, ter o poste de volta em campo é sempre uma mais-valia.
Artigos Relacionados: