Heaven tem estado em destaque nos últimos jogos de United
Heaven tem estado em destaque nos últimos jogos de United - Foto: IMAGO

'Joia' de Ruben Amorim recusa mudança de... nacionalidade

Ayden Heaven quer representar a Inglaterra, apesar de ser acompanhado de perto pela federação ganesa

Ayden Heaven não irá trocar a Inglaterra pelo Gana e pretende continuar a sua trajetória internacional ao serviço dos three lions, afastando assim a possibilidade de representar a seleção africana já no próximo Campeonato do Mundo.

Nascido em Londres, o jogador de 19 anos é elegível para jogar pelo Gana através de um dos avós e tem sido acompanhado de perto pela federação ganesa, que procurava convencê-lo a mudar de nacionalidade desportiva. No entanto, fontes próximas do processo garantiram à BBC que Heaven está determinado em representar a Inglaterra ao mais alto nível.

A decisão ganha especial relevo tendo em conta que o Gana foi sorteado no mesmo grupo que a Inglaterra, Croácia e Panamá para o Mundial de 2026, a disputar nos Estados Unidos, Canadá e México.

Ayden Heaven tem um percurso nas seleções jovens inglesas e já representou o país em vários escalões. No plano de clubes, o jovem defesa mudou-se do Arsenal para o Manchester United em fevereiro, depois de ter feito apenas uma aparição pela equipa principal dos gunners. Em Old Trafford, começou por somar duas entradas a partir do banco na Premier League, antes de se estrear como titular a 4 de dezembro, frente ao West Ham, no centro de uma defesa a três. O defesa esteve nas opções iniciais do United nos quatro jogos seguintes.

Destacou-se na derrota por 1-2 frente ao Aston Villa, a 21 de dezembro, e foi eleito homem do jogo na vitória por 1-0 sobre o Newcastle, na passada sexta-feira, encontro em que o Manchester United somou apenas o seu segundo jogo sem sofrer golos esta temporada. Ruben Amorim não escondeu a satisfação com o crescimento do jogador: «Estou muito satisfeito com o Ayden. Sente-se que ele está a melhorar em cada jogo. É jovem, mas nota-se que tem um bom entendimento do jogo, pensa melhor, acalma as decisões e cresce durante a partida.»

«Treinou muito bem e, se continuar a jogar assim, vai ser muito difícil tirá-lo do lugar», acrescentou.