Van Dijk marcou o golo da vitória do Liverpool frente ao Atlético Madrid na compensação (FOTO IMAGO)
Van Dijk marcou o golo da vitória já na compensação. FOTO IMAGO - Foto: IMAGO

Jogo de sonho entre Liverpool e Atlético com herói Van Dijk

Liverpool ganhou cedo dois golos de vantagem, mas Llorente bisou e o encontro entrou na compensação empatado. Aí o capitão subiu para de cabeça dar três pontos à equipa da casa

Jogo de loucos, um hino ao futebol. No dia de emotiva homenagem a Diogo Jota o Liverpool cedo ganhou dois golos de vantagem. Llorente esteve muito perto de ser herói como em 2020, bisou e quando se pensaria que o jogo iria acabar empatado, o capitão Van Dijk ameaçou duas vezes e marcou mesmo o tento da vitória já na compensação. Que jogo!

Os primeiros minutos foram de pesadelo para o Atlético Madrid. Primeiro foi o livre de Salah a desviar em Robertson e entrar na baliza espanhola. Logo a seguir jogada fantástica com tabela entre Salah e Gravenberch e o segundo a nascer logo aos 6 minutos.

Sem Julián Alvarez e Thiago Almada (que falta fizeram os dois jogadores que se encontram lesionados...) a tarefa ficava praticamente impossível para o conjunto de Diego Simeone. Foi sempre Gallagher a procurar levar a equipa para a frente, mas a crise de confiança era cada vez mais evidente graças à pressão altíssima da formação da casa.

Já se tinham momentos belos de bom futebol. Faltava o instante arrepiante do minuto 20: todo o estádio de Anfield a cantar a música de Diogo Jota, homenagem já esperada e que se estendeu ao irmão André Silva, também vítima do trágico acidente de dia 3 julho.

Depois disso, finalmente alguma calmaria num jogo de loucos. O Atlético Madrid procurava chegar ao golo, mas não era capaz. O Liverpool baixava linhas, ia gerindo o esforço e Isak não encontrava forma de entrar no jogo que foi de estreia no Liverpool e na UEFA Champions League.

Tudo corria mal ao Atlético e aos 35 minutos o árbitro Maurizio Mariani assinalou penálti de Langlet, que foi infeliz nos dois golos do Liverpool. Contudo, houve intervenção do VAR e as imagens salvaram a formação espanhola.

Para despedida de uma primeira parte intensa, Isak só não marcou porque falhou a finalização após combinação fantástica com Wirtz. Parece que jogam juntos há anos...

Tudo parecia controlado, sentia-se que o mais certo era o Liverpool chegar ao terceiro, mas Llorente encontrou espaço na área e com remate rasteiro reduziu para o Atlético Madrid. Quem diria...

A segunda parte começa com o Atlético Madrid em busca do empate. Aos 52 minutos é muito forte o tiro de Raspadori, mas a resposta de Alisson é feita com uma grande defesa. O encontro prometia.

Se o primeiro tempo foi jogado a velocidade estonteante, a segunda parte ganhou em emoção. O Atlético ameaçou uma e outra vez, Mohamed Salah ainda rematou ao poste e à entrada para o último quatro de hora os adeptos da casa sentiram que tinham de apoiar a equipa.

O Liverpool dominava, mas Llorente está destinado a ter noite mágicas em Anfield e tal como aconteceu em 2020 marcou o segundo golo, o do empate para o Atlético Madrid.

Mas este Liverpool acredita até ao fim e depois de duas ameaças Van Dijk subiu para marcar de cabeça o golo da vitória. O capitão a transformar-se em herói e num encontro excecional a todos os níveis tempo ainda para a expulsão de Diego Simeone porque não gostou da reação de um adepto inglês.