Ioannidis, avançado do Sporting
Ioannidis, avançado do Sporting

Ioannidis admite que fez força para rumar ao Sporting um ano antes... mas podia ter feito mais

Avançado grego confessa-se

Fotis Ioannidis, avançado do Sporting, concedeu entrevista à Gazzetta, jornal grego, no qual recordou o processo de saída do Panathinaikos... e admitiu que fez força para vir para Alvalade mais cedo.

«Da minha parte, forcei um pouco para dar o passo seguinte, mas não estava totalmente seguro. Tenho uma ótima relação com o meu pai, que me aconselha mais sobre como reagir a certas situações ou gerir períodos difíceis. Ele nunca me disse para sair. Perguntava-me o que eu sentia. Se a decisão fosse só minha, talvez tivesse saído. Mas não tenho a certeza, porque também amava o Panathinaikos. Gostava do dia a dia, e a zona de conforto teve um papel importante. As mudanças assustam. Agora, olhando para trás, penso que não devia ter tido tanto medo, porque era algo que iria acontecer mais cedo ou mais tarde», admitiu o avançado dos leões.

Ioannidis chegou a Alvalade no fecho do último mercado, com o Panathinaikos a encaixar 22 milhões de euros pela transferência. No verão anterior, porém, esteve muito perto do Sporting — era o alvo principal, mas os leões não conseguiram convencer o clube grego e acabaram por contratar Conrad Harder.

«Naquele ano em que a transferência não se concretizou, tive uma conversa com o presidente [do Panathinaikos], a quem agradeço muito por me ter ajudado em tudo, ao longo de todos os anos. A conversa com ele foi decisiva, porque me disse que gostaria que eu ficasse mais um ano para ajudar a equipa, queria que conquistássemos o campeonato juntos. Infelizmente, por várias razões, isso não aconteceu. Não foi uma escolha minha, eu tinha contrato. Tive de o ouvir e respeitar a sua opinião», recordou Ioannidis.

A temporada acabou por não correr bem — o Panathinaikos foi vice-campeão, mas a 16 pontos do grande rival, o Olympiakos —, mas serviu de lição. «O que aprendi na vida, especialmente na época passada, é que temos de afastar os pensamentos negativos. Digo o mesmo à minha namorada. Acontece algo mau e isso afeta a tua vida pessoal, a ponto de, a partir de certo momento, já não te importares. Não digo isto com arrogância. Deveríamos esquecer as coisas más e focar-nos nas boas. Mas não se pode mudar a mentalidade dos outros.»

E o clube grego já foi tema de conversa no Sporting, revela Ioannidis: «Os meus colegas de equipa perguntam-me: 'Ganhaste o campeonato com o Panathinaikos?' E eu respondo: 'Não, apenas duas Taças'. Quando me perguntam há quanto tempo o Panathinaikos não ganha o campeonato e lhes digo que há 15 anos, eles arregalam os olhos. 'A situação é um pouco complicada', costumo dizer-lhes. Eles não conseguem acreditar, não conseguem conceber como uma equipa desta dimensão está há tantos anos sem conquistar o título.»