Internacional campeão turco admite ter apostado e é retirado da seleção
Eren Elmali foi um dos 27 futebolistas do principal escalão do futebol turco a ser suspenso pela Federação de Futebol Turca, esta segunda-feira, por alegado envolvimento em apostas desportivas e é, provavelmente o nome mais sonante desta lista: é jogador do campeão Galatasaray e internacional turco.
Desde esta revelação, o lateral-esquerdo de 25 anos já foi retirado da convocatória da seleção A turca para este estágio de novembro e, entretanto, também já quebrou o silêncio sobre esta polémica, tal como os jogadores do Besiktas, Destanoglu e Uysal, mas ao contrário do colega de equipa Metehan Baltaci.
O próprio deixou uma mensagem nas redes sociais e admitiu ter feito uma aposta . «Hoje, nas notícias divulgadas à opinião pública, vi que o meu nome foi mencionado numa investigação disciplinar conduzida pela Federação Turca de Futebol. Em primeiro lugar, gostaria de deixar claro que o motivo pelo qual o meu nome aparece neste processo é uma aposta feita há cerca de cinco anos, fora da minha equipa. Desde então, não fiz nenhuma aposta nem tive qualquer ligação com este assunto», começou por escrever, numa storie no Instagram, sendo que teria 20 anos nessa altura e a representar o Kasimpasa.
«O futebol não é apenas uma profissão para mim, é uma paixão que está no centro da minha vida. Sempre vivi essa paixão com honestidade, suor e luta em campo. Cheguei onde estou hoje com esses valores. Ao longo da minha carreira, nunca tive qualquer comportamento contrário aos princípios éticos do futebol, ao espírito desportivo ou aos valores do meu clube. Sempre fui transparente para não sentir a menor vergonha perante mim mesmo, a minha família, o meu clube e os nossos adeptos, e continuarei a manter a mesma postura. Com os meus melhores cumprimentos, Eren», acrescentou.
O lateral soma 15 jogos esta temporada, quatro deles na UEFA Champions League, outros 11 e ainda 3 golos na liga. Além de Elmali, outros 1023 jogadores na Turquia foram suspensos, em todos os escalões, sendo que o castigo de suspensão pode ir de 3 meses a 1 ano. Também foram detidos oito indivíduos neste processo, incluindo o presidente do Eyupspor.