Insólito: quem atirou os ovos a Rubiales foi... o tio
A apresentação do livro Matar Rubiales, em Madrid, transformou-se num episódio tão inesperado quanto insólito. Luis Rubiales, antigo presidente da Federação Espanhola de Futebol (RFEF), foi surpreendido por um ataque vindo de alguém que entrou de rompante na sala e lhe lançou vários ovos. O que chocou os presentes não foi apenas a violência do gesto, mas sobretudo a identidade do agressor: era o próprio tio de Rubiales, Luis Rubén Rubiales López, de 48 anos.
Um ataque inesperado e cenas de tensão Segundo os relatos dos meios presentes, o homem entrou a gritar e lançou três ovos em direção ao palco. Rubiales conseguiu desviar dois, mas um acabou por atingi-lo nas costas. Ao ver o agressor aproximar-se, Rubiales correu na sua direção.
«Entrou alguém que depois vi que era um tio meu, um tio de sangue, que é um homem problemático, sempre foi. Ele veio com uns ovos e atirou-os a mim, mas eu não sabia o que ele tinha nas mãos e, quando o vi entrar, pensei que ele estivesse armado. Saí correndo rapidamente em direção a ele», declarou o ex-dirigente, à Radio Marca.
Já mais calmo, o ex-presidente da RFEF confirmou que o agressor era o seu tio paterno. Descreveu-o como «uma pessoa desequilibrada» e «problemática há muitos anos». No momento do ataque, o tio teria o rosto parcialmente tapado, o que dificultou o reconhecimento imediato. Rubiales afirmou ainda que, apesar do susto, não irá apresentar queixa.
A polícia presente no local deteve o agressor minutos após o incidente. Para além do ataque com ovos, é acusado de provocar danos materiais ao partir uma tela avaliada em cerca de 20 mil euros.
O livro Matar Rubiales aborda a versão do ex-dirigente sobre os polémicos acontecimentos que marcaram a sua carreira, em particular a situação com a jogadora Jenni Hermoso no Mundial 2023, episódio que levou à sua demissão e posterior condenação por agressão sexual.