Paquetá não convenceu nos primeiros jogos com a camisola do 'Mengão'
Paquetá não convenceu nos primeiros jogos com a camisola do 'Mengão' - Foto: IMAGO

Início de pesadelo para Paquetá no Flamengo já gera duras críticas no Brasil

Médio contratado ao West Ham por 42 milhões de euros debaixo de fogo após dois jogos menos conseguidos no clube carioca

Contratado ao West Ham por uma verba recorde no futebol brasileiro, Lucas Paquetá está a ter um regresso complicado ao Flamengo, com a Imprensa local a não perdoar as exibições menos conseguidas do médio de 28 anos.

A transferência do internacional pela canarinha para o Mengão foi uma das mais sonantes do mercado de inverno, com o emblema do Rio de Janeiro a investir 42 milhões de euros para garantir o regresso do centrocampista, tornando-o na terceira maior a nível mundial na janela de inverno, apenas atrás de Antoine Semenyo (Manchester City) e Jorgen Strand Larsen (Crystal Palace). Naturalmente, as expectativas em torno do seu desempenho são enormes.

Contudo, os primeiros passos de Paquetá com a camisola do campeão brasileiro têm sido tudo menos fáceis. A estreia aconteceu no domingo, na Supertaça do Brasil, onde entrou para jogar a última meia hora. O médio pouco conseguiu fazer para evitar a derrota por 2-0 frente ao Corinthians, num jogo em que o Flamengo era considerado favorito, e protagonizou um falhanço perto do fim.

Na quarta-feira, na estreia como como titular, o cenário não melhorou. O Flamengo não foi além de um empate a uma bola na receção ao Internacional, em jogo da segunda jornada do Brasileirão. O resultado foi particularmente dececionante, dado que o adversário tinha terminado a época anterior no 16.º lugar, a primeira posição acima da linha de despromoção.

A exibição do reforço de peso dos cariocas, que esteve em campo durante 64 minutos, mereceu críticas severas por parte dos meios de comunicação social brasileiros. O jornal Globo atribuiu-lhe a pior nota da equipa, um modesto 4 em 10. «Na sua estreia como titular, esteve desligado do jogo. Viu um cartão amarelo cedo, falhou o passe que deu origem ao golo do Inter, além de ter perdido outras bolas que proporcionaram oportunidades ao adversário», pode ler-se na análise à sua prestação.

As críticas estendem-se a outras publicações, com o UOL a questionar o seu estatuto: «Lucas Paquetá começou mal com a camisola do Flamengo. [...] Dizer que um jogador é sobrevalorizado não significa que seja mau com a bola. Significa apenas que não é tão genial como muitos pensam. [...] Paquetá é um bom jogador. Perfeito, por vezes. Mas não é uma estrela. Não é um jogador para ser titular novamente.»

Apesar da receção calorosa dos adeptos no Maracanã, com direito a uma faixa de homenagem, o próprio jogador reconheceu o mau momento. «Longe de ser o início que imaginei com esta camisola. Queria agradecer a todos pelo apoio e carinho no meu regresso! É sempre único vestir esta camisola! Trocaria qualquer coisa pela vitória! Temos de melhorar e vamos trabalhar arduamente para voltar a vencer! Contamos convosco, adeptos! Grato a Deus, sempre», escreveu Paquetá após o jogo.

O médio terá uma nova oportunidade para inverter a situação já no próximo domingo, quando o Flamengo defrontar o Sampaio Corrêa para o campeonato estadual do Rio de Janeiro.