Polícia isolou local em Crans Montana
Polícia isolou local em Crans Montana

Incêndio em estância de ski na Suíça faz vários mortos

Tragédia numa festa de passagem de ano na estância de Crans Montana

Um incêndio num bar de uma estância de ski, na Suíça, fez mais de dez mortos e cerca de 100 feridos, anunciou o comandante da Polícia Cantonal de Valais.

O incêndio, que provocou uma explosão na estância de Crans Montana, começou pouco depois da passagem de ano, cerca das 1h30 locais (menos uma hora em Lisboa), depois de se terem registado várias explosões no bar Le Constellation, e Frederic Gisler adiantou que muitos dos feridos estão em estado grave.

O governo do cantão de Valais declarou estado de emergência para facilitar a atuação dos meios de socorro e disse que o caso está a ser tratado como acidente e não atentado.

Crans Montana é uma estância no coração dos Alpes suíços, cerca de 40 quilómetros a norte do Matterhorn, um dos mais famosos picos.

«Os relatos das testemunhas e a investigação mostram que foi o incêndio que fez com que o ar no interior do estabelecimento se incendiasse subitamente», declarou Stephane Ganzer, membro do Conselho do cantão de Valais, durante uma conferência de imprensa na manhã desta quinta-feira. Ganzer, antigo bombeiro, afirmou que a explosão foi consequência do incêndio: «O fogo propagou-se e, à medida que se desenvolveu, provocou uma explosão generalizada.»

A queima de fogo-de-artifício estava proibida em Crans Montana devido a tempo seco, falta de neve e temperaturas acima do normal para a época, mas pode ser uma explicação para o sucedido. Vídeos tirados por pessoas na festa mostram a deflagração de pirotecnia no bater da meia-noite.

Mais de 100 pessoas encontravam-se no local na altura da explosão, mas o bar tem capacidade para 300 pessoas.