Tamble Monteiro trocou o Portimonense pelo Rio Ave - Foto: Rio Ave FC
Tamble Monteiro trocou o Portimonense pelo Rio Ave - Foto: Rio Ave FC

Rio Ave: último reforço pronto para agarrar 2.ª oportunidade com unhas e dentes

Tamble Monteiro estreou-se na Liga em 2024, ao serviço do Portimonense, mas o clube algarvio não escapou à despromoção. Rio Ave reabriu-lhe a porta da elite na hora H: «Não sente a pressão e preparou-se para este momento»

Cerca de dois anos depois da estreia de Tamble Monteiro no principal escalão nacional, o futebol deu uma segunda oportunidade ao ponta de lança luso-guineense. Na segunda metade de 2023/24, o atacante não conseguiu evitar a descida do Portimonense à Liga 2, mas agora está de volta à elite, pela porta do Rio Ave, que fechou o último dia de mercado de inverno com a apresentação do possível herdeiro de Clayton.

Quem conhece Tamble não tem dúvidas: à semelhança do que tem acontecido ao longo de toda a carreira, o avançado vai responder à altura do desafio. «Sempre colocou o futebol em primeiro lugar, acima de tudo na sua vida. Ter voltado agora à Liga é a recompensa merecida de todo o esforço que tem feito até agora. Trabalhou muito para chegar ao patamar do Rio Ave e sei que não vai desperdiçar a chance de brilhar», atesta Gabriel Teixeira, melhor amigo e confidente do internacional pela Guiné-Bissau.

«Imune à pressão», o possante avançado, de 1,91 metros, «preparou-se para este momento e está talhado para brilhar ao mais alto nível», assegura, a A BOLA. Talvez por se ter habituado a desafiar o destino num percurso que, em 2017/18, o viu deixar a formação da Académica para rumar ao Eirense, então na Divisão de Honra da AF Coimbra.

A passagem pela distrital não apagou o sonho de Tamble, que foi subindo degraus. Do Eirense saltou para o Anadia (Campeonato de Portugal), seguindo-se o São João de Ver e o Felgueiras (Liga 3). No emblema nortenho, assinou 11 golos em 17 partidas, o que despertou a atenção do Portimonense. Aí, escalou dois patamares de uma só vez, chegando, então, ao escalão primodivisionário.

Não deu, porém, para criar raízes: o Portimonense caiu para a Liga 2. O ponta de lança manteve-se pelo Algarve e, depois de 8 golos em 30 partidas na temporada transata, subiu o nível na atual: 11 golos em 19 desafios (quase 50% da produção ofensiva dos alvinegros) e o Rio Ave, necessitado de um avançado para render Clayton, a bater-lhe à porta.

Em Vila do Conde, terá concorrência. Além de Marc Gual e Zoabi, também chegou Jalen Blesa no último dia da janela de transferências. Mas Tamble Monteiro não vai tremer. Palavra de quem o conhece. «Tem um espírito positivo e não treme em nenhuma ocasião pela confiança que sente em si mesmo. Ainda vai chegar mais longe e sei que vai brilhar no Rio Ave», remata Gabriel Teixeira.