Mike James quer revolução na Euroliga: «Temos de nos unir! Como é que não existe uma loja online?!»
A estrela do Mónaco, Mike James, propôs que todas as equipas da Euroliga usem equipamentow da mesma marca e que seja criada uma loja online unificada para que os adeptos possam facilmente comprar produtos de todos os clubes. Na opinião do base americano, isso geraria receitas adicionais tanto para a liga como para os próprios clubes.
Em entrevista ao podcast URBONUS, o ex-base de Nets, Pelicans e Suns destacou um problema crucial que a Euroliga enfrenta. James, de 35 anos, mostrou-se perplexo com o facto de a Euroliga não ter uma loja online própria, o que dificulta enormemente a compra de camisolas ou outros produtos das equipas pelos adeptos.
«Agora vou desabafar. Caramba, precisamos de um patrocinador. Adidas. Alguém ligado à Adidas. Outro alguém ligado à Adidas. Porque não sei quem mais existe para além da Adidas. Mas, de qualquer forma, a Euroliga precisa de um patrocinador se queremos começar a ganhar mais dinheiro. Sei que clubes como o Real Madrid e o Barcelona têm os seus próprios patrocinadores, mas, na Euroliga, poderiam usar uma única marca», começou por referir o jogador, que tem um longo historial em clubes europeus, tendo passado por nove desde 2012.
«Adidas. Não precisa de ser a Adidas, mas algo semelhante. Percebem o que quero dizer? Temos de ser capazes de vender camisolas online. Temos de ter meias, de ter merchandising. Temos de nos unir se queremos ganhar mais dinheiro. Não podemos fazê-lo se usarmos o que nos apetecer. Isso fica mal. É feio. É horrível. Algumas equipas têm camisolas bonitas, e outras têm lixo. Algumas viajam... É um desastre. Podemos vender meias online. Podemos vender camisolas de aquecimento. Podemos ter tudo isso num só lugar se formos patrocinados por uma única marca», vai explicando.
«É preciso de resolver isto. É preciso unirmo-nos. Temos de fazer alguma coisa. Porque isto é terrível. É nojento. Já viram um jogo em que uma equipa tem camisolas bonitas e a outra parece: 'Ugh, por que é que estão a usar isso? Parece horrível'. Temos de as desenhar, talvez até ter uma camisola alternativa, especial. Algo tem de acontecer. Será necessário construir a marca, ter coisas bonitas», reforçou.
O apresentador do podcast URBONUS, Donatas Urbonas, contrapôs então que a Euroliga se foca principalmente nos mercados e patrocinadores locais, o que dificulta a implementação de tal proposta. No entanto, James não aceitou o argumento.
«A Euroliga não tem uma loja online. Para mim, isso é absurdo. Não faz sentido. É uma loucura. Sinceramente, acho que é uma loucura. E acontece porque não somos patrocinados por uma única marca. Se fôssemos todos patrocinados pela Adidas, ou algo semelhante, poderíamos vender tudo num só lugar, certo? As meias com o logótipo da Euroliga e o símbolo da Adidas de lado não seriam o máximo? Não sei. Talvez esteja a pedir demais», concluiu James.