Hamilton frustrado com a Ferrari: «Na Mercedes há ordens para os pilotos»
Lewis Hamilton não escondeu a frustração com a Ferrari após o Grande Prémio dos Países Baixos, apelando a que a equipa italiana adote uma eficiência semelhante à da Mercedes no que toca a ordens de equipa. O piloto britânico terminou em quarto lugar numa corrida (principal) agitada em Zandvoort, onde um momento crucial foi a demora em ultrapassar o colega de equipa, Charles Leclerc.
O episódio ocorreu a meio da corrida, na volta 35. Hamilton, que acabara de passar Oscar Piastri (McLaren) para o quinto posto, encontrava-se atrás de Leclerc, visivelmente mais lento. A esperada ordem de equipa para facilitar a ultrapassagem não surgiu, levando a um comentário sarcástico de Hamilton pelo rádio: «Ótima forma de perder tempo, malta, parabéns».
A situação só se resolveu quando Leclerc parou nas boxes na volta 43, permitindo finalmente a passagem de Hamilton, que herdou o quarto lugar. Este cenário contrastou com a estratégia da Mercedes, que, a sete voltas do fim, instruiu George Russell a ceder o segundo lugar a Kimi Antonelli, que dispunha de pneus mais novos e estava em melhor posição para atacar o líder Lando Norris.
Apesar de Norris (McLaren) ter garantido a vitória, a decisão da Mercedes permitiu que Antonelli e Russell completassem o pódio, terminando à frente de Hamilton e de Leclerc, que ficou em quinto.
Em declarações à F1 TV, Hamilton expressou o seu descontentamento. «Quero ganhar. Estou aqui para ganhar e é difícil quando se olha para a frente e se vê os dois pilotos da Mercedes, eles recebem a ordem e executam imediatamente», afirmou. «Deixaram passar o Kimi e deixaram-no seguir com a corrida. Eu estava com uma estratégia diferente. Não é a mesma coisa aqui e isso é um pouco difícil, mas temos de aceitar. Vamos discutir isso fora da pista».
O heptacampeão mundial acredita que o tempo perdido atrás de Leclerc comprometeu as hipóteses de lutar por um lugar no pódio, nomeadamente contra o seu antigo colega de equipa, George Russell. Embora um safety car virtual na volta 70, devido a detritos na pista, tenha surgido como uma oportunidade, Hamilton considera que o atraso anterior foi decisivo.
«Acho que o tempo foi perdido quando estava atrás do Charles, o que acabou por significar que tinha uma distância maior a percorrer para tentar alcançar o George no final», explicou ao Motorsport.com, reconhecendo ainda a dificuldade em ultrapassar os Mercedes devido à sua velocidade em reta. «Perdemos cerca de quatro décimas de volta só nas retas», lamentou.
Apesar da frustração, o piloto de 41 anos elogiou as atualizações que a Ferrari introduziu nos Países Baixos. Contudo, sublinhou a necessidade de mais potência para competir com os rivais. «Estamos a aproximar-nos deles, mas metade da época estivemos com menos potência. Precisamos mesmo de aumentar a potência se queremos ter alguma hipótese de competir com eles e reduzir a diferença», concluiu.
Com este resultado, Hamilton fica empatado com Russell no segundo lugar do campeonato, a 59 pontos do líder Antonelli, quando faltam 11 corridas para o final da temporada.