«Haaland está nesse nível, mas Messi e Ronaldo fizeram-no durante 15 anos»
Estrela maior da vitória do Manchester City frente ao Bournemouth, Erling Haaland ouviu elogios de Pep Guardiola no final da partida, aos microfones da Sky Sports.
O internacional norueguês chegou aos 13 golos em dez jogos na Premier League, e o debate agora é a dependência da equipa em relação ao avançado. O treinador espanhol diz que é normal essa dependência e dá os exemplos de Lionel Messi e Cristiano Ronaldo.
«No último jogo que disputámos sem ele, contra o Swansea, marcámos três golos», começou por recordar Guardiola. «É como quando se joga com Messi ou Ronaldo, a influência deles é enorme. Mas claro que precisamos dos golos do Phil [Foden], do Tijjani [Reijnders] e dos outros que tiveram oportunidades», continuou.
«Vejam os números dele [Haaland]. Claro que ele está a esse nível. A diferença é que Messi e Ronaldo fizeram-no durante 15 anos, mas este é o nível. No primeiro golo, a forma como ele remata à baliza, é como se dissesse 'eu vou marcar'», acrescentou.
Guardiola reconhece que por vezes é duro com o futebolista de 25 anos, mas elogia a sua capacidade de ouvir: «Ele tem essa fome. É de topo. Já disse muitas vezes como ele é incrivelmente recetivo e fácil de treinar. Por vezes sou duro com ele, mas ele tem a mente aberta. Ele vive para os golos e, por vezes, a pressão não se consegue suster durante 90 minutos, mas isso é normal.»
«Sem ele seria difícil, para ser honesto, mas temos a sorte de o Omar [Marmoush] estar de volta e de termos jogadores em forma, o que é bom», reconheceu depois.
Sobre a luta pelo título, Pep Guardiola brincou com a consistência defensiva que o Arsenal, líder da classificação, tem exibido.
«Espero que o Arsenal sofra um golo um dia. A energia que não tínhamos, agora temos. Desde o Mundial de Clubes que senti que estávamos no momento certo», defendeu.
«São apenas dez jogos, ainda faltam 28 para jogar, muitas coisas vão acontecer. É importante estarmos perto e sentir que a equipa está cada vez melhor», referiu.
Artigos Relacionados: