Giovani Bamba é um indiscutível no Vizela e tem sido uma das revelações da atual edição da Liga 2 — Foto: Vizela
Giovani Bamba é um indiscutível no Vizela e tem sido uma das revelações da atual edição da Liga 2 — Foto: Vizela

Há música no Minho e ele não os deixa na corda... Bamba

Possante médio angolano do Vizela enche o campo e alarga o raio de ação do coletivo — e se é preciso um central adaptado... aí está o camisola 6 a passar no teste com distinção. Pinto canta de galo em Felgueiras. Rudi fatura em Amarante. Farru 'manda' em Tondela

«Dançar na corda bamba, não é techno, não é samba, é a dança do ter e não ter, é a dança da corda bamba». Assim cantam os Clã, conhecida banda portuguesa de pop/rock.

E é com este toque musical que apresentamos o artista desta semana: Giovani Bamba. O possante (1,92 metros e 85 quilos) médio angolano do Vizela pegou de estaca nos minhotos e o meio-campo passou a ser todo dele.

Depois de ter realizado grande parte da carreira em vários clubes da Suíça — Fribourg, Richemond, Bulle, Sion, Wohlen, Stade-Lausanne e Neuchâtel Xamax —, o palanca negra vinculou-se aos minhotos na época passada, mas acabou por seguir viagem para a Venezuela, onde jogou por empréstimo no Academia Puerto Cabello e contabilizou 14 encontros.

O destino já lhe tinha reservado a rainha ao peito e esse facto veio a confirmar-se na presente temporada. Giovani Bamba regressou ao emblema português e... em boa hora. Porque a campanha 2026/2027 está a ser de afirmação absoluta. Como que pegando no microfone, o médio angolano, atualmente com 27 anos de idade, tomou as rédeas da intermediária e assumiu-se como o patrão da equipa. Consegue, fruto da sua tremenda disponibilidade física, varrer a referida zona nevrálgica do terreno — com especial incidência nos duelos individuais, mas sem esquecer a leitura de jogo e consequente poder de antecipação — mas também sabe sair a jogar e colocar a equipa em processo ofensivo. O facto de ter sido titular em todos os 11 jogos já realizados pelos vizelenses na época corrente — 9 na Liga 2, onde fez uma assistência logo na jornada inaugural, oferecendo a Thio o golo do triunfo (1-0) na receção à UD Leiria, bem como outros dois na Taça de Portugal —diz bem da importância que o camisola 6 tem tido no percurso do conjunto minhoto.

Afinal, e para que os desenhos ofensivos possam ser pintados pelos artistas que sejam mais capacitados para definirem no último terço, também é necessário que as equipas tenham o seu porto de abrigo. Uma âncora que dê todos os equilíbrios necessários, com e sem bola. É precisamente tudo o que faz Giovani Bamba.

Mas a experiência que já adquiriu ao longo do seu percurso permite-lhe também pisar outras zonas do relvado e colocar-se à disposição do coletivo. Dessa forma, o gigante africano também pode atuar como defesa-central (tal como, de resto, já aconteceu esta temporada), não deixando os seus créditos por mãos alheias e (cor)respondendo ao desafio como que se ali tivesse nascido para o futebol. Independentemente do palco do concerto, Giovani tem sempre boa música para dar. E nunca os deixa na corda... Bamba.

PINTO JÁ CANTA DE GALO

João Pinto é o patrão da defesa do Felgueiras — Foto: Liga Portugal

Fiável podia ser o nome do meio de João Pinto. O defesa-central, de 26 anos, cumpre a segunda temporada ao serviço do Felgueiras e apresenta quase sempre registos de grande tranquilidade no eixo da retaguarda. Além de forte na marcação é também rápido no ataque à profundidade defensiva.

Com formação feita no Feirense, o centralão cumpriu a primeira época de sénior no Espinho, voltando aos fogaceiros antes de seguir para o Académico de Viseu. O antigo internacional sub-19 e sub-20 português é esteio dos durienses e no último jogo, em Tondela, marcou o seu primeiro golo nas provas profissionais.

GOLO DE RUDI? VITÓRIA!

Jovem avançado está no Amarante por empréstimo do Famalicão — Foto: Amarante

Se o nome de Rudi Almeida consta da lista de marcadores... então o Amarante ganha. Depois de ter faturado diante do Ponte da Barca (2-0), na 2.ª eliminatória da Taça de Portugal, o jovem avançado, de apenas 21 anos, voltou a fazer o gosto ao pé nesta última jornada da Liga 2 e o seu tento, ao cair do pano, valeu o triunfo (2-1) na receção ao FC Porto B.

Emprestado pelo Famalicão, Rudi Almeida está a ganhar o seu espaço num contexto competitivo diferente do que estava habituado (nos sub-23 dos famalicenses) e vai aprimorando qualidades. Tem faro e é inteligente na ocupação de espaços.

FARRU(GEM) OU BRILHO?

Farru chegou ao Tondela no início da época e impôs-se nos beirões — Foto: Tondela

Chegou ao Tondela no início da presente temporada, como um mero desconhecido para os adeptos dos auriverdes, mas a verdade é que, ao dia de hoje, arriscamos dizer que não há sócio ou simpatizante do emblema beirão que não conheça Farru.

O defesa-central espanhol, de 25 anos, tem sido um dos indiscutíveis da equipa orientada por Ricardo Costa (participou nos 11 jogos, nove para a Liga 2 e dois para a Taça de Portugal) e afirmou-se como um autêntico pilar no eixo da retaguarda. Com um sentido posicional acima da média e astúcia na saída à pressão, tem qualidade no pé esquerdo para iniciar a construção. E já tem um golo e uma assistência...

Próximo artigo

A iniciar sessão com Google...