Gil Vicente tem dupla goleadora de luxo como poucas equipas na Liga
Às ordens de César Peixoto, o Gil Vicente tem feito um início de temporada muito positivo, apesar da recente eliminação da Taça de Portugal na primeira fase em Viseu (1-2), e é atualmente quarto classificado da Liga, apenas a dois pontos do Benfica e três do Sporting, a seis do líder isolado FC Porto.
Na última sexta-feira, o emblema de Barcelos foi a Alverca golear por 4-0 e houve novamente dois jogadores que se destacaram: Pablo e Luís Esteves, embora este último tenha visto o cartão vermelho nos minutos finais (74') e esteja de fora do próximo jogo em casa com o Santa Clara, segunda-feira, por castigo.
O ponta de lança voltou a faturar e já é o segundo melhor marcador do campeonato português - tem sete golos em nove jogos, os mesmos que Luis Suárez, do Sporting, e um a menos do que Pavlidis, do Benfica -, somando ainda a primeira assistência da época.
Por outro lado, o médio abriu o marcador logo no primeiro minuto e ainda assistiu Martín Fernández para o quarto e último, antes de ser expulso. Também em nove jogos, o português leva três golos e duas assistências em 2025/26 e faz com o brasileiro uma das melhores duplas da Liga.
Os dois têm sido fundamentais na temporada do Gil Vicente e temos de recuar até ao final de setembro, um mês atrás, para encontrar um golo sem a participação de nenhum dos dois: o 2-0 ao Estoril em casa, golo de Joelson Fernandes e assistência de Gustavo Varela. Melhor, Pablo e Luís Esteves só não estiveram diretamente ligados a apenas 2 dos 14 golos do clube de Barcelos na Liga em 2025/26, ou seja, tiveram influência em cerca de 86% dos golos, até agora, incluindo nos quatro de sexta-feira.
Comparativamente com os restantes clubes da Liga, só há dois que têm uma dupla mais goleadora (golos + assistências): o Sporting, com Pedro Gonçalves (6 golos e 4 assistências) e Luis Suárez (7 golos e 2 assistências) e ainda o Rio Ave, com Clayton (6 golos e 2 assistências) e André Luiz (4 golos e 4 assistências).
De resto, o Benfica iguala as 13 participações de golo com destaque para Pavlidis (8 golos e 2 assistências) e os três golos de Ivanovic ou as três assistências de Lukebakio. O FC Porto, por exemplo, fica áquem com os 6 golos de Samu e as 5 assistências de Alberto.
Sem Luís Esteves, voltaremos a ter Pablo em grande na segunda-feira?