Pablo a celebrar o único golo no SC Braga-Gil Vicente
Pablo a celebrar o único golo no SC Braga-Gil Vicente - Foto: IMAGO

Gil Vicente: solidez defensiva e um Pablo endiabrado

Emblema de Barcelos só sofreu em um dos cinco jogos na Liga - e foi com o FC Porto - e o avançado brasileiro está perto de atingir os números da época passada

Pela segunda vez este século, o Gil Vicente conseguiu vencer o SC Braga (1-0) fora de casa - a outra vez foi em março de 2023 e pelo mesmo resultado - e as celebrações não foram para menos. Ultrapassou o adversário do último domingo na tabela classificativa e subiu para a sexta posição, igualando os pontos de Famalicão e Benfica, embora os encarnados tenham um jogo em atraso.

O único golo do jogo surgiu já muito perto do intervalo (45+2') e foi marcado por Pablo, que tem estado em destaque neste início de temporada: três golos em cinco jogos e todos eles nos três jogos em que venceram. O brasileiro marcou o primeiro na jornada inaugural frente ao Nacional (2-0) e voltou a abrir o marcador em casa diante do Moreirense (2-0), acabando por ser decisivo também na Pedreira.

Ficou em branco contra o FC Porto (0-2) e em Famalicão (0-0), mas aí também nenhum dos seus colegas marcou - apenas Luís Esteves e Gustavo Varela marcaram esta época. Na última temporada, a de estreia em Barcelos e mais com o estatuto de suplente utilizado, o avançado marcou cinco golos em 23 jogos e em 2025/26 já está muito perto de chegar a essa marca. Relativamente à lista de melhores marcadores, só está atrás de Schettine (4), Pedro Gonçalves (4) e Clayton (5).

Por outro lado, além do seu goleador, o Gil Vicente tem também apresentado uma grande solidez defensiva: só sofreu golo em um dos cinco jogos oficiais e foi no jogo teoricamente mais complicado, em casa diante do FC Porto (0-2). Aí, Froholdt (20') e Pepê (47') marcaram. Nos restantes quatro jogos, manteram a baliza inviolada e apenas os dragões e o Famalicão podem dizer o mesmo - a equipa de Farioli sofreu golo frente ao Sporting (2-1) em Alvalade e os famalicenses perderam em casa com os leões (1-2).

Na Pedreira, Andrew esteve em destaque com sete defesas e tem sido claramente um dos pontos fortes das últimas temporadas do clube. Para a defesa, Elimbi e Buatu têm feito dupla no eixo central e estiveram em campo durante todos os minutos, tal como o brasileiro. Na ala direita continua Zé Carlos, que foi substituído no onze por Hevertton, ex-Sporting, apenas no jogo contra os dragões. Já na ala esquerda chegou o reforço Konan e já convenceu César Peixoto, com 450 minutos realizados, mais 180 pela Costa do Marfim. Destaque ainda para a estreia de Antonio Espigares, jovem defesa ex-Villarreal.

O técnico português deve continuar a apostar neste quarteto defensivo, acompanhado por Andrew na baliza e Pablo no ataque. O próximo jogo é em casa e diante do Estoril, que conseguiu vencer pela primeira vez esta temporada no sábado - 3-1 ao Aves SAD - e o objetivo do Gil Vicente será certamente continuar a ganhar e sem sofrer golos.