Gil Vicente tem pior histórico recente com SC Braga do que com Benfica e FC Porto
Um ponto separa Gil Vicente e SC Braga à entrada para a 5.ª jornada da Liga, o que pode perspetivar um encontro equilibrado este domingo entre as duas equipas, na Pedreira. A turma de César Peixoto quer dar sequência a um bom arranque de campeonato, frente a um adversário que tem causado muitas dores de cabeça nos últimos anos.
Olhando para duelos na última década, os galos somam apenas uma vitória frente ao SC Braga em 13 encontros – na 26.ª jornada da Liga na época 2021/22, por 1-0. O que pode dar alento é o facto de o triunfo ter ocorrido na Pedreira, onde será o jogo de amanhã. Neste período, o Gil perdeu sete encontros e emparou cinco com os bracarenses.
Equipa sorri mais com dragões ou águias
A malapata com o SC Braga está tão presente, que o Gil até tem tido mais sorte com dois dos crónicos candidatos ao título em Portugal: FC Porto e Benfica.
Na época passada até ganhou em casa aos portistas (3-1), a terceira vitória neste duelo nos últimos 10 anos, à qual se junta o 2-1 no Dragão em 2023 e outro triunfo pelo mesmo resultado em Barcelos, em 2019. Nestes 10 anos e contra este adversário, o Gil ainda empatou duas vezes e perdeu 12.
Já no confronto com as águias, o Gil Vicente ganhou por duas vezes na última década: ambas pelo resultado de 2-1 e ambas no Estádio da Luz, em 2021 e 2022. Na última década, as equipas nunca empataram e a vitória sorriu ao Benfica por 10 vezes.
Internacionais já integrados
De resto, a equipa gilista cumpriu esta sexta-feira o terceiro dia consecutivo a treinar, contando já com os cinco jogadores que estiveram ao serviço das respetivas seleções: o avançado Gustavo Varela (Sub-21 de Portugal), o extremo Rodrigo Rodrigues (Sub-19 de Portugal), o lateral-esquerdo Ghislain Konan (Costa do Marfim), o central Jonathan Buatu (Angola) e o guarda-redes André Picornell (Sub-21 da Suécia).
Não há novidades na lista de lesionados da equipa, composto por Tidjany Touré, Carlos Eduardo e Mohamed Bamba. Este sábado às 12.00 horas, Carlos Peixoto fará a antevisão da visita à Pedreira.