Recente vitória em Braga permitiu ao treinador entrar na galeria dos notáveis (Foto: Hugo Delgado/LUSA)
Recente vitória em Braga permitiu ao treinador entrar na galeria dos notáveis - Foto: Hugo Delgado/LUSA

Gil Vicente: melhor arranque do milénio tem mão de César Peixoto

Nunca nos últimos 25 anos os galos tinham conquistado 10 pontos à 5.ª jornada. O 6.º lugar na classificação também é caso único neste quarto de século e os (apenas) dois golos sofridos dizem... muito. Técnico em alta

É um Gil (literalmente) à Gil: o melhor arranque deste milénio já ninguém tira a César Peixoto. Os números não mentem e de 2000/2001 em diante que os galos não tinham um arranque tão meritório quanto o que está a ser alcançado na temporada em curso.

Concluída que está a 5.ª jornada da Liga, o Gil Vicente ocupa o 6.º lugar da classificação, com 10 pontos. Para o efeito, os minhotos somaram três vitórias - Nacional (2-0), Moreirense (2-0) e SC Braga (1-0) -, um empate - Famalicão (0-0) – e baquearam apenas diante do FC Porto (0-2). Estes registos já eram, por si só, altamente relevantes, mas os gilistas ainda têm mais um dado a acrescentar: os (apenas) dois golos sofridos, algo que dá ao Gil Vicente o direito de estar no comboio das segundas defesas menos batidas - juntamente com Benfica (que tem menos um jogo) e Famalicão, os três apenas atrás do FC Porto, que consentiu somente um tento até agora.

Vamos, então, recuar... 25 anos. Porque neste milénio não há (mesmo) melhor Gil Vicente. A única aproximação no passado remonta às épocas 2005/2006 e 2021/2022, quando o conjunto de Barcelos estava, à 5.ª jornada dos respetivos campeonatos, no 7.º lugar. Com 9 pontos em 2005/2006 e com 7 pontos em 2021/2022.

Neste período de tempo em análise, entenda-se, neste quarto de século, o Gil Vicente nem sempre esteve no principal escalão do futebol português, mas quando esteve nunca conseguiu alcançar tão brilhantes registos como os que estão a ser alcançados com César Peixoto ao leme.

Só para se ter uma ideia da dimensão alcançada pela atual equipa dos galos, houve até duas temporadas (2004/2005 e 2014/2015) em que, à 5.ª ronda, o Gil Vicente ocupava... o último lugar da tabela classificativa.

César Peixoto pode, pois, orgulhar-se de ter um lugar na galeria dos notáveis do emblema de Barcelos, sendo que este feito dá ainda mais motivação ao plantel para os desafios vindouros. Segue-se uma receção ao Estoril e, logo depois, uma deslocação ao Estádio da Luz, para um duelo com o Benfica. Quem pára este Gil Vicente?...