Laura Villars
Laura Villars - Foto: IMAGO

FIA vai ter uma mulher candidata à presidência pela primeira vez na história

Laura Villars apresenta-se a eleições contra Ben Sulayem e Ben Sulayem

A suíça Laura Villars, de 28 anos, é a mais recente candidata ao cargo de presidente da Federação Internacional de Automóvel (FIA). A corrida pela presidência contará também com o atual presidente, Mohammed Ben Sulayem, e o ex-comissário da FIA, Tim Mayer, filho do lendário diretor de equipa da McLaren, Teddy Mayer.

Villars, que se descreve como empreendedora, é ainda piloto ativa – nas European Le Mans Series, bem como na Fórmula 4 na Arábia Saudita e nos Emirados Árabes Unidos, e anteriormente na Ferrari Challenge. Torna-se assim a primeira mulher na história a candidatar-se à presidência da FIA.

Este ano, falou-se de outra candidatura que teria uma hipótese real contra Ben Sulayem – o bicampeão mundial de ralis, Carlos Sainz. A lenda espanhola acabou, no entanto, por decidir não se candidatar.

No seu programa, Villars destaca cinco pontos, que, no entanto, soam bastante genéricos: dar mais poder aos clubes membros da FIA, aumentar a transparência nas finanças e na tomada de decisões, introduzir um rótulo ecológico da FIA, reforçar os programas para a presença de mulheres no desporto motorizado e posicionar a FIA como um modelo global em mobilidade sustentável e segurança rodoviária.

As eleições à presidência da FIA decorrem no próximo dia 12 de dezembro.