Feriado no Botswana depois do ouro em Tóquio: «Os diamantes não estão só debaixo de terra»
Duma Boko (55 anos), Presidente do Botswana, declarou a segunda-feira, 29 de setembro, feriado nacional para celebrar a medalha de ouro conquistada pela estafeta masculina de 4x400 metros nos Campeonatos Mundiais de Atletismo em Tóquio.
No domingo, 21 de setembro, último dia dos Campeonatos Mundiais de Atletismo, a estafeta masculina do Botswana impressionou na prova de 4x400 m, registando um tempo de 2:57,76, que lhes garantiu a medalha de ouro.
Cidadãos do Botswana recompensados após o desempenho da estafeta masculina em Tóquio.
Após este resultado histórico, Duma Boko, Presidente do Botsuana, declarou a segunda-feira, 29 de setembro, feriado nacional. «Vou certificar-me de que todos saibam que os diamantes naturais do Botswana não estão apenas debaixo da terra, mas são os nossos atletas campeões mundiais», declarou Boko, citado pela BBC Sport.
Historic African Victory! 🇧🇼
— Duma Gideon Boko (@duma_boko) September 21, 2025
A quick moment to congratulate our boys on their historic gold medal victory at the World Athletics Championships in Tokyo!
Feeling so proud here in New York, where I’ll be attending the United Nations 80th General Assembly meetings. I’ll be sure to… pic.twitter.com/f8zCSwMQSt
Importa referir que 30 de setembro é o Dia da Independência do país africano.
O Botsuana classificou-se em 5.º lugar no quadro de medalhas dos Campeonatos Mundiais de Atletismo em Tóquio. Os atletas deste país conquistaram 3 medalhas: 2 de ouro e uma de bronze. A competição foi dominada pelos Estados Unidos da América (26 medalhas: 16 de ouro, 5 de prata, 5 de bronze).
Já há um ano, quando Letsile Tebogo conquistou a medalha de ouro nos 200 m nos Jogos Olímpicos de Paris, Mokgweetsi Masisi, então Presidente do Botswana, declarou um dia de horário reduzido, pedindo aos cidadãos para «fazerem uma pausa e celebrarem.»