Roger Federer, antigo número um mundial
Roger Federer, antigo número um mundial - Foto: IMAGO

Federer entra no Hall of Fame e reage: «Sempre valorizei a história»

Tenista suíço mostrou-se honrado e foi ainda elogiado por Boris Becker

Roger Federer, um dos melhores tenistas da história, será introduzido no Hall of Fame Tennis Championships, cuja cerimónia terá lugar em agosto de 2026, em Newport, Rhode Island.

O suíço de 44 anos diz sentir-se honrado pela nomeação.

"É uma honra incrível juntar-me a alguns dos maiores campeões do desporto. Ao longo da minha carreira, sempre valorizei a história do ténis e o exemplo dado por aqueles que me precederam», começou por dizer

«É muito especial ter recebido a notícia na Federação Suíça de Ténis, rodeado pela próxima geração de jogadores – o local onde a minha jornada começou. Ser reconhecido desta forma pelo próprio desporto e pelos meus colegas deixa-me profundamente humilde. Mal posso esperar para visitar Newport em agosto e celebrar este momento especial com a comunidade do ténis», acrescentou Federer.

Becker: «És o maior desportista de todos os tempos»

Boris Becker estava presente e dirigiu-se diretamente ao antigo jogador de forma extremamente elogiosa.

«Levaste o ténis a outro nível. Quando começaste a ganhar, pessoas que não tinham ligação ao ténis começaram a gostar deste desporto. É graças a ti. Por isso, não és apenas um dos maiores tenistas de todos os tempos, mas o maior desportista de todos os tempos», transmitiu Becker a Federer.

Com um estilo de jogo fascinante e uma elegância singular, o suíço dominou o desporto durante várias décadas, ostentando uma percentagem de sucesso de 82% de vitórias (1251 contra 275 derrotas).

Federer conquistou 103 títulos, incluindo 20 Grand Slam (6 Open da Austrália, 1 Roland Garros, 8 Wimbledon e 5 US Open).

Além de Roger Federer, o International Tennis Hall of Fame decidiu reconhecer os méritos de Mary Carillo, pioneira da imprensa desportiva e a primeira mulher a comentar, regularmente, jogos de ténis.