Federer entra no Hall of Fame e reage: «Sempre valorizei a história»
Roger Federer, um dos melhores tenistas da história, será introduzido no Hall of Fame Tennis Championships, cuja cerimónia terá lugar em agosto de 2026, em Newport, Rhode Island.
O suíço de 44 anos diz sentir-se honrado pela nomeação.
"É uma honra incrível juntar-me a alguns dos maiores campeões do desporto. Ao longo da minha carreira, sempre valorizei a história do ténis e o exemplo dado por aqueles que me precederam», começou por dizer
«É muito especial ter recebido a notícia na Federação Suíça de Ténis, rodeado pela próxima geração de jogadores – o local onde a minha jornada começou. Ser reconhecido desta forma pelo próprio desporto e pelos meus colegas deixa-me profundamente humilde. Mal posso esperar para visitar Newport em agosto e celebrar este momento especial com a comunidade do ténis», acrescentou Federer.
Becker: «És o maior desportista de todos os tempos»
Boris Becker estava presente e dirigiu-se diretamente ao antigo jogador de forma extremamente elogiosa.
«Levaste o ténis a outro nível. Quando começaste a ganhar, pessoas que não tinham ligação ao ténis começaram a gostar deste desporto. É graças a ti. Por isso, não és apenas um dos maiores tenistas de todos os tempos, mas o maior desportista de todos os tempos», transmitiu Becker a Federer.
Com um estilo de jogo fascinante e uma elegância singular, o suíço dominou o desporto durante várias décadas, ostentando uma percentagem de sucesso de 82% de vitórias (1251 contra 275 derrotas).
Federer conquistou 103 títulos, incluindo 20 Grand Slam (6 Open da Austrália, 1 Roland Garros, 8 Wimbledon e 5 US Open).
Além de Roger Federer, o International Tennis Hall of Fame decidiu reconhecer os méritos de Mary Carillo, pioneira da imprensa desportiva e a primeira mulher a comentar, regularmente, jogos de ténis.