Francesco Farioli vai tentar somar a quinta vitória consecutiva nos dragões - Foto: IMAGO

FC Porto: receita de Farioli nos clássicos cai bem na tradição recente dos dragões

Ao leme do Ajax, em 2024/25, o agora treinador dos dragões venceu todos os duelos que travou com PSV e Feyenoord. No FC Porto, na última década, só um técnico entrou a perder em jogos grandes: Nuno Espírito Santo

O arranque de Francesco Farioli no FC Porto tem sido auspicioso, com três vitórias em igual número de partidas e exibições convincentes. Sábado, porém, o treinador italiano terá pela frente o primeiro grande teste ao leme dos azuis e brancos, quando estes se deslocarem a Alvalade, casa do bicampeão nacional Sporting.

Uma prova de fogo para um Dragão em franca recuperação da identidade a que habituou os adeptos, muito graças ao trabalho levado a cabo em pouco tempo pelo técnico que, na época passada, orientou o Ajax. E foi precisamente no clube de Amesterdão que deixou excelentes indicações no que toca a... clássicos. Em 2024/25, o transalpino, de 36 anos, conduziu os 'godenzonen' a um aproveitamento de cem por cento nos quatro jogos disputados contra os rivais PSV e Feyenoord, todos a contar para a Eredivisie.

Frente à equipa de Eindhoven, que acabaria, ainda assim, por sagrar-se campeã dos Países Baixos, o Ajax de Farioli venceu por 3-2 em casa e, na condição de visitante, triunfou por 2-0. No chamado 'De Klassieker', ante o outro rival, sediado em Roterdão, repetiu-se o resultado obtido fora contra o PSV (2-0) e, em casa, ganhou (2-1). Um sinal de que o agora treinador do FC Porto se sente à-vontade sob a pressão dos jogos grandes e que abre boas perspetivas, aos olhos dos portistas, para o embate de sábado (20h30), referente à quarta jornada da Liga.

Em simultâneo, este registo de Francesco Farioli enquadra-se — e até potencia... — no histórico dos treinadores do FC Porto nas estreias em clássicos ao longo da última década. Desde 2015/16, apenas um de cinco treindores saiu derrotado do primeiro jogo grande: Nuno Espírito Santo, em 2016/17, contra o... Sporting. Sérgio Conceição e Martín Anselmi estrearam-se com empates, ambos frente aos leões, enquanto Vítor Bruno (Sporting) e José Peseiro (Benfica) entraram a vencer.

Vídeo sugerido: