Farioli elogiou compromisso defensivo incutido por José Mourinho

FC Porto: plantel com direito a cinco dias de folga

Francesco Farioli só começa a trabalhar o jogo da Taça de Portugal, com o Celoricense, no sábado à tarde

Depois do empate a zeros co o Benfica no clássico da Liga disputado no Estádio do Dragão, Francesco Farioli entendeu por bem dar alguns dias de descanso ao plantel do FC Porto, que ficará desfalcado na próxima semana e meia de muitos internacionais.

Tendo em conta que o próximo compromisso oficial dos dragões apenas está agendado para o dia 18, em Barcelos, com o Celoricense, na Taça de Portugal, o treinador italiano deu cinco dias de folga — na prática são cinco e meio, atendendo a que o regresso aos trabalhos só vai acontecer no próximo sábado à tarde.

Galeria de imagens 112 Fotos

O FC Porto enfrentou um microciclo bastante exigente com três jogos em sete dias — Arouca, Estrela Vermelha e Benfica. Tendo em conta que agora surge o hiato competitivo do campeonato devido aos compromissos para as seleções, parte do grupo de trabalho azul e branco terá direito a uns merecidos dias de descanso com o firme propósito de retemperar forças para o ciclo seguinte que se aproxima.

Na realidade, Francesco Farioli estará privado de 15 elementos que fazem parte do plantel principal, pois foram convocados para as respetivas seleções, o que, na realidade, reduz ao máximo os jogadores disponíveis para o treinador dos azuis e brancos na preparação para o duelo com o Celoricense. São dessa forma 15 os portistas que, nas próximas duas semanas, estarão em ação nas datas FIFA. Eis a lista completa: Diogo Costa (Portugal), Diogo Fernandes, Martim Fernandes, Gabriel Brás e Rodrigo Mora (Portugal sub-21), Zaidu (Nigéria) Bednarek e Kiwior (Polónia), Dominik Prpic (Croácia sub-21), Pablo Rosario (República Dominicana), Victor Froholdt (Dinamarca), Stephen Eustáquio (Canadá), Samu (Espanha) e Deniz Gul (Turquia).

A estes junta-se Tomás Pérez, que está a jogar o Mundial de sub-20 pela Argentina desde o final de setembro e por lá deve manter-se, uma vez que a alviceleste já garantiu um lugar nos oitavos de final da competição. Alan Varela, que fez parte dos eleitos da principal seleção das Pampas na janela de setembro, ficou, desta feira, de fora das opções de Lionel Scaloni, pelo que vai permanecer a trabalhar no Olival durante o período que se avizinha.

De resto, Rosario tem a viagem mais longa pela frente. A seleção da República Dominicana, já afastada das contas do apuramento para o Mundial-2026, vai defrontar o Uruguai dia 10, num encontro de caráter preparatório que será jogado em Kuala Lumpur, capital da Malásia. São mais de 10 mil quilómetros...