Rafa é um dos símbolos dos dragões que esteve quase a mudar-se para os rivais encarnados. Foto WSE
Rafa é um dos símbolos dos dragões que esteve quase a mudar-se para os rivais encarnados. Foto WSE

FC Porto oficializa Rafa

Avançado portista de 34 anos renovou por um ano, com mais dois de opção, e quer continuar a juntar troféus com a camisola dos dragões com a qual já conquistou 21 títulos

Rafa renovou por um ano o contrato com o FC Porto, até 2027, mas com mais duas temporadas de opção.

O clube portista formalizou hoje o acordo com o internacional português, de 34 anos, que está há 17 anos no clube. Nesta longa relação, Rafa conquistou sete campeonatos de hóquei em patins, cinco Taças de Portugal, cinco Supertaças, uma Elite Cup, uma Liga dos Campeões, uma Taça Intercontinental e uma Taça Continental.

«Esta renovação significa muito para mim, aqui sinto-me em casa. É aqui que eu quero estar, é aqui que me sinto bem. Perceber que ano após ano o FC Porto continua a contar comigo e com o meu trabalho é muito gratificante, sem dúvida, porque sempre me disseram que mais difícil do que chegar a este patamar era conseguir manter-me aqui durante muitos anos e a verdade é que os anos vão passando e eu continuo por cá. Isso enche-me de orgulho e de satisfação», disse o jogador aos meios de comunicação dos portistas.

Rafa recebeu o Dragão de Ouro para atleta do ano na última gala do clube, mas, em final de contrato, teve em mãos uma proposta do Benfica, depois de, numa fase inicial, não ter chegado a acordo com os dragões.

Rafa já tinha à espera um contrato de três épocas para se mudar para a Luz, mas os dirigentes portistas reconsideraram a proposta financeira e os anos de vínculo para segurar o atleta.

O jogador vestiu 113 vezes a camisola da Seleção Nacional e depediu-se no último Europeu, em Paredes, no ano passado, com 81 golos, um Mundial (2019), dois Europeus (2016 e 2025) e duas Taças das Nações (2016 e 2019).

Rafa é um produto da escola do Óquei de Barcelos, transferindo-se em 2009 para os portistas, que o emprestaram em três ocasiões para clubes distintos: HC Braga, Valongo e Barcelos.