Jonas Vingegaard impôs-se em etapa dantesca (foto Paris-Nice/X)

Caos na etapa rainha do Paris-Nice: Vingegaard vence e conquista amarela

Líder Juan Ayuso sofreu queda e abandonou a corrida, em dia marcado pela chuva que deixou as estradas bastante escorregadias

Jonas Vingegaard foi o grande vencedor da caótica quarta etapa do Paris-Nice, esta quarta-feira, conquistando não só a vitória na chegada em alto, mas também a camisola amarela. O dia ficou marcado pelo abandono do anterior líder, Juan Ayuso, que sofreu uma queda, e pelas condições meteorológicas adversas que fragmentaram completamente a corrida.

A etapa, que se esperava decidida apenas na subida final, transformou-se num cenário de drama e ação desde os primeiros quilómetros. O vento forte e a chuva provocaram cortes no pelotão logo à saída de Bourges, com um grupo de cerca de 35 ciclistas a isolar-se na frente. A Red Bull-BORA-hansgrohe era a equipa mais representada, com cinco elementos, enquanto a Visma contava apenas com Jonas Vingegaard e Edoardo Affini.

O ponto de viragem da corrida aconteceu a 47 quilómetros da meta, quando o camisola amarela, Juan Ayuso, da Lidl-Trek, caiu. Apesar de ter voltado a montar a bicicleta, o espanhol acabou por abandonar a prova com queixas de dores, num dia em que vários outros corredores, entre os quais o norte-americano Brandon McNulty, líder da UAE Emirates após a ausência de João Almeida, também desistiram devido às quedas e ao mau tempo.

A queda de Ayuso fragmentou ainda mais a corrida. A Red Bull aproveitou a sua superioridade numérica na frente para impor um ritmo elevado, sendo seguida apenas por Vingegaard e Mathias Vacek. Na aproximação à secção montanhosa, o checo acabou por ceder.

Na subida final para Signal d'Uchon (1,8 km a inclinação média de 10%), Jonas Vingegaard lançou o seu ataque decisivo a menos de um quilómetro da meta. Daniel Martinez (Red Bull) não conseguiu responder à aceleração do dinamarquês, que rapidamente ganhou uma vantagem substancial.

Vingegaard cruzou a meta isolado, com Martinez em segundo lugar, a 41 segundos. Tim van Dijke (Red Bull) completou o pódio da etapa, na terceira posição. Atrás, as diferenças foram enormes, com o pelotão completamente desfeito em pequenos grupos, refletindo o caos que se instalou na Corrida ao Sol.

Vingegaard é o novo camisola amarela, com 52 segundos de vantagem sobre Daniel Martinez. O terceiro classificado, o alemão Georg Steinhauser (EF Education-EasyPost) já está a 3.20 minutos do dinamarquês da Visma.

Ivo Oliveira (UAE Emirates) é 44.º classificado, a 21.44 minutos do líder da corrida francesa.