Não podia ter sido melhor o arranque de Francesco Farioli na Invicta,  com um registo imaculado nos sete primeiros encontros da temporada  e apenas um golo sofrido - Foto: Catarina Morais/Kapta+
Não podia ter sido melhor o arranque de Francesco Farioli na Invicta, com um registo imaculado nos sete primeiros encontros da temporada e apenas um golo sofrido - Foto: Catarina Morais/Kapta+

FC Porto: Farioli encanta dragão e já faz lembrar Villas-Boas

Italiano venceu sete primeiros jogos e persegue registo de 11 do atual presidente. Defesa menos batida e ataque menos concretizador do que em 2010/11. Dragões entre elite que só sabe ganhar esta temporada

Com um registo imaculado ao fim de sete jogos no reino do dragão, Francesco Farioli tem encantado o universo azul e branco, que exulta com o novo FC Porto à imagem do italiano, depois de uma temporada para esquecer com Vítor Bruno e Martín Anselmi.

A amostra ainda não é suficientemente vasta para tirar conclusões precipitadas, mas o facto de o treinador ter conseguido um feito apenas alcançado por André Villas-Boas - sete triunfos nos sete primeiros encontros ao leme da equipa - augura um desfecho feliz para os lados da Invicta e faz os adeptos sonharem com conquistas no final da temporad: 2011, recorde-se, foi um ano histórico para o clube azul e branco, com a conquista da Liga, da UEFA Europa League e Taça de Portugal.

Os paralelismos com a época 2010/11, a única do atual presidente portista no comando técnico, saltam à vista. Nesse ano, os azuis e brancos também venceram os sete primeiros desafios - chegaram a ganhar 11 seguidos -, e até os números são similares.

Embora tenha realizado uma partida numa prova diferente - essa temporada começou com uma vitória no clássico frente ao Benfica na Supertaça (2-0) -, a turma de Villas-Boas também disputou jogos da Liga e da UEFA Europa League no arranque.

O saldo acaba por ser muito parecido. Na época atual, os comandados de Farioli marcaram menos dois do que o conjunto de AVB (16 contra 18), mas o registo defensivo é superior (um contra quatro).

Até ao momento, a única vez em que os portistas viram o adversário introduzir a bola na baliza foi em Alvalade, no clássico diante do Sporting da 4.ª ronda do campeonato (2-1). Curiosamente, o tento foi apontado por... Nehuén Pérez, na própria baliza.

O registo impressionante a guardar a baliza é, de resto, único na Europa: nenhuma equipa das principais ligas do velho continente sofreu tão poucos golos esta temporada. Roma, Celtic, Olympiakos, AEK e PAOK também consentiram apenas um tento nos respetivos campeonatos, mas já sofreram noutras provas.

Azuis e brancos entre a elite europeia

Também entre as ligas com melhor coeficiente da UEFA, os dragões integram um lote muito restrito. Apenas quatro equipas venceram todos os jogos que disputaram em 2025/26: Liverpool, Bayern, Real Madrid e... FC Porto.

A formação portista pode continuar a senda vitoriosa na segunda-feira, dia em que se desloca até à serra da Freita para medir forças com o Arouca, em partida da 7.ª jornada do campeonato.