FC Porto e Sporting nas meias-finais da Liga
FC Porto e Sporting defrontam-se nas meias-finais dos play-offs da Liga de basquetebol após terem somado a segunda vitória, em dois jogos, nos quartos, os dragões sobre o Imortal, por 84-95, em Albufeira, e os leões contra o Galitos, no Barreiro, por 83-88.
Os portistas, que tinham aberto a eliminatória com os algarvios com um triunfo no Dragão Arena, por 88-74, entraram decididos a resolver a questão do apuramento, mas só se impuseram no quarto período, após o equilíbrio que imperou nos três primeiros.
Os dragões começaram melhor e venciam após dez minutos por cinco pontos (29-24), mas sofreram com a reação do Imortal no período seguinte (23-19), colocando-se a um ponto ao intervalo (47-48). Phil Fayne (11 pontos) era o único jogador do FC Porto na casa das dezenas por essa altura.
O terceiro período foi ainda mais rijamente disputado e o 20-19 que se registava no final deixava empatadas as equipas (67-67) para o derradeiro quarto do duelo. Neste, como em vários jogos esta temporada, a equipa orientada por Fernando Sá reencontrou-se com o seu melhor desempenho e impôs a superior valia individual e coletiva para fazer a diferença, como demonstra o parcial final de 28-17.
Devyn Marble (21 pontos e quatro ressaltos) e Toney Douglas (19 pontos, sete ressaltos e sete assistências) foram os jogadores da formação azul e branca em maior destaque, este último a partilhar com jogador do Imortal, Moses Flowers (23 pontos, cinco ressaltos e três assistências), o estatuto de homem do jogo.
No Pavilhão Municipal Prof. Luís Carvalho, no Barreiro, o Sporting venceu o Galitos, após o triunfo no João Rocha, por 90-79, e resolveu a eliminatória, qualificando-se para as meias-finais, em que tem encontro marcado com o FC Porto.
Ao contrário dos dragões, os leões estiveram por cima no duelo com os barreirenses em três dos quartos períodos do jogo e consentiram a aproximação dos anfitriões no derradeiro quarto, em que conseguiram manter cinco pontos de vantagem no final.
O equilíbrio registado nesses primeiros períodos (26-30, 13-18 e 16-21), embora de curto proveito para os sportinguistas, permitiu-lhes atingir o intervalo com nove pontos de avanço (39-48) e entrar no derradeiros dez minutos já com 14 à maior (55-69).
Um pecúlio que valeu para resistir à recuperação do Galitos nesse período final, mas foi insuficiente.
O melhor jogador em campo foi o sportinguista Nicholas Ward com o duplo-duplo de 21 pontos, 10 ressaltos, uma assistência e dois roubos de bola. Na formação da casa destacou-se Claude Robinson também com 21 pontos, nove ressaltos e uma assistência.