Arbitragem segura com mancha 'amarela': análise de Pedro Henriques ao Celoricense-FC Porto
Na Taça de Portugal, de acordo com o regulamento das competições, só há VAR a partir dos oitavos de final. Ainda assim, a arbitragem de Carlos Macedo, da AF Braga, no Celoricense-FC Porto, foi segura e sem problemas.
9' O golo dos dragões foi legal e sem qualquer infração cometida por Alan Varela no interior da área, pois é ele que salta junto com Gonçalo Machado, guarda-redes do Celoricense. O salto é feito na frente e na vertical sem que o médio argentino tenha feito obstrução ou qualquer carga sobre o guardião adversário.
44' O árbitro mandou anular o lançamento de linha lateral por ter sido mal executado por Diogo Miguel, passando assim o lançamento para a equipa dos dragões. O juiz deu como justificação que o jogador do Celoricense levantou o pé esquerdo. Recorde-se que compete ao árbitro ver se há alguma irregularidade ao nível das mãos, e ao árbitro assistente se há irregularidades com os pés.
45' O árbitro não deu nenhum minuto de tempo extra, mas devia pelo menos ter dado um minuto, em função do golo, e do tempo perdido na comemoração do mesmo. Aliás isto está contemplado na lei 7 (duração do jogo); página 87; recuperação do tempo perdido; celebração dos golos.
48' Mais um lançamento lateral mal executado, por levantar o pé do chão antes de a bola ser arremessada. Desta vez, foi Alberto Costa.
49' Era falta de Diogo Miguel sobre Borja Sainz. Com o pé esquerdo, o jogador do Celoricense tocou e rasteirou o pé esquerdo do avançado espanhol dos dragões.
56' Cartão amarelo bem mostrado a Jan Bednarek por agarrar de forma persistente Gustavo, impedindo a progressão deste à saída do meio campo.
62' Golo legal dos dragões. Não há qualquer infração cometida por Samu que está a ser marcado nas suas costas por Didi. Este acaba por cair, não por ter sofrido falta, mas porque o avançado espanhol foi mais forte na rotação usando o corpo de forma correta legal.
66' Cartão amarelo a Diogo Alves foi bem mostrado. O jogador agarrou e puxou a camisola de Alberto Costa fazendo com que o lateral tenha perdido o controlo da bola.
73' Golo legal. Jogada sem qualquer infração de fora de jogo. No corredor esquerdo Alberto Costa está em linha com o penúltimo adversário e depois Samu, que marca o golo, está atrás da linha da bola que lhe é passada.
86' Faltou cartão amarelo para Nuno Pinto que entrou de forma negligente, de sola e com os pitons sobre o tornozelo de William Gomes.
90' Foram dados dois minutos de tempo extra, num segundo tempo que teve três golos, dois cartões amarelos e cinco paragens para substituições com entrada de oito jogadores. Muito pouco para os factos ocorridos.