FC Porto: Alberto Costa impressiona na pele de 'carteiro' e não só
Os reforços do FC Porto deixaram uma boa imagem no jogo de estreia na Liga, ante o Vitória de Guimarães, e Alberto Costa não foi exceção. O lateral-direito dos dragões terá sido, porventura, a cara nova em plano de maior destaque no triunfo contundente sobre os vimaranenses (3-0), contribuindo com uma assistência perfeita para o 2-0, anotado por Samu.
A 'banana' saída do pé direito do ex-Juventus, na sequência de um canto batido à maneira curta, encontrou o cabeceamento perfeito do avançado espanhol, no ponto alto de uma exibição que corroborou a ideia que o duelo de preparação com o Atlético de Madrid já tinha deixado: Alberto chegou para pegar de estaca.
A chegada do camisola 20 ao clube azul e branco já demonstrado que o defesa não iria precisar de muito tempo para ganhar relevância nas contas de Francesco Farioli. Oficializado como reforço a 24 de julho, Alberto Costa somou os primeiros minutos com as novas cores apenas três dias depois de ser anunciado, no embate de preparação com o Twente. Nessa altura, impora referir, o jogador de 21 anos tinha apenas dois treinos nas pernas, já para não falar que apanhou o comboio portista em andamento: devido à participação da Juventus no Mundial de Clubes, prova na qual os bianconeri chegaram aos oitavos-de-final, Alberto só iniciou a pré-temporada depois de assinar pelo FC Porto, semanas depois dos restantes companheiros de equipa.
Nada que o tenha impedido de causar impacto de forma célere na Invicta. Ao primeiro jogo a doer, a primeira ação decisiva, sob a forma de oferta para Samu. Um capítulo que, de resto, promete ser uma das principais armas do lateral-direito. Na reta final da última temporada, Alberto Costa vestiu o fato de carteiro e parece teimar em não tirá-lo. Nos últimos seis encontros — cinco pela Juve e um pelo FC Porto —, o jovem defesa deu quatro golos a marcar, destacando-se em especial na goleada que a anterior equipa (5-0) aplicou ao Al Ain no arranque do Mundial. Aí, bisou nas assistências e uma delas até teve como destinatário um... ex-dragão: Francisco Conceição.
Na segunda-feira, contra o Gil Vicente, Alberto vai manter a titularidade no lado direito do quarteto defensivo portista, reforçando estatuto. A lesão de Martim Fernandes deixa, inclusive, as despesas da posição totalmente a cargo do lateral formado no V. Guimarães, numa altura em que a SAD do FC Porto vai, como A BOLA escreveu, estudando a possibilidade de avançar para a aquisição de uma alternativa no mercado.
Por outro lado, tanto Farioli como a estrutura dos azuis e brancos sabem que estão bem servidos com Alberto Costa. O nosso jornal apurou que o jogador tem deixado boas impressões não só dentro de campo, mas também no balneário e no dia-a-dia dos dragões. A adaptação às novas ideias foi rápida e a ambição demonstrada pelo lateral nas intervenções públicas que foi tendo não passou despercebida. O facto de ser portista de coração também conta e a sensação é a de que Alberto Costa, apesar de ter chegado recentemente ao FC Porto, parece ter mais tempo de casa. Sinais que dão ainda mais gás a um arranque auspicioso.