FC Porto: a importância de 'segurar' o 3.º lugar
Por força de uma campanha desastrosa a todos os níveis no campeonato, o FC Porto está definitivamente afastado da corrida a um lugar na Champions na próxima temporada e vê agora ameaçado, depois da derrota caseira com o V. Guimarães, o último lugar do pódio pelos vitorianos e também SC Braga. Se ficar fora da principal prova sob a égide da UEFA já representa um problema enorme em termos financeiros para os azuis e brancos, não conseguir o terceiro lugar, quer seja pela via do campeonato ou por uma vitória na final da Taça de Portugal, significaria problemas acrescidos para os dragões, não apenas do ponto de vista económico, mas também de ordem logística.
Caso os portistas não alcancem o último lugar do pódio na presente edição da Liga portuguesa e obtenham um triunfo na Taça de Portugal — o que daria por ambas as vias acesso direto à fase de grupos da Liga Europa 2024/2025 —, isso implicará que o primeiro jogo oficial se realize logo no final de julho, uma vez que estaria em causa a discussão de uma segunda pré-eliminatória da Liga Europa ou até da Liga Conferência, neste último caso se o cenário do FC Porto ficar em quarto no campeonato, o V. Guimarães vencer a Taça de Portugal e SC Braga quedar-se pela terceira posição ou, em alternativa, o FC Porto ficar em quinto no campeonato.
Tudo são cenários possíveis neste momento que podem obrigar os azuis e brancos a um planeamento antecipado da próxima temporada e precisamente numa altura em que existe uma indefinição quanto ao futuro treinador — Sérgio Conceição termina contrato e mantém o tabu sobre a sua continuidade — e também no campo diretivo, uma vez que o ato eleitoral se realiza somente no próximo dia 27, curiosamente véspera do clássico FC Porto-Sporting no Estádio do Dragão.
CONCEIÇÃO EXIGE O MÁXIMO ATÉ AO FIM
Apesar de esta estar a ser a época menos produtiva no campeonato, Sérgio Conceição já fez saber internamente aos seus jogadores que exige o máximo compromisso nas seis finais que restam para o epílogo da temporada, a começar já no sábado, pelas 18 horas, na receção ao Famalicão.
O treinador pede uma reação enérgica aos seus jogadores, por forma a dar uma nova confiança à equipa para os demais compromissos na competição. Ficar fora da fase de grupos da Liga Europa é algo que não passa pela cabeça dos responsáveis portistas. Mas as últimas exibições têm feito soar o alarme nas hostes portistas. Ficar fora dos dois primeiros lugares é algo que está a ser difícil de digerir no reino azul e branco...