Lewis Hamilton ´prepara a sua segunda temporada na Ferrari       Fotografia Scuderia Ferrari
Lewis Hamilton ´prepara a sua segunda temporada na Ferrari Fotografia Scuderia Ferrari

Hamilton conclui 'shakedown' com o melhor tempo da semana

Britânico da Ferrari superou o tempo que George Russell havia conseguido com o Mercedes. Charles Leclerc colocou o segundo carro da equipa de Maranello to to 3. McLaren de Oscar Piastri também esteve bem, os pilotos da Haas fartaram-se de rodar, Pierre Gasly também, Aston Martin e Cadillac foram almoçar e não voltaram e a Williams nunca apareceu

Foi preciso esperar por esta sexta-feira à tarde, na última sessão do shakedown de cinco dias em Barcelona, para o heptacampeão mundial Lewis Hamilton alcançar o melhor tempo da semana entre todos os pilotos que aproveitaram para testar os novos monolugares na Catalunha.

O piloto da Ferrari registou a volta mais rápida em 1.16,348m, melhorando em 0.097 segundos a marca com que o ex-colega de equipa na Mercedes, George Russell, liderou a classificação no final de quinta-feira. Hamilton, de 41 anos, foi o único a superar o tempo de Russell, com Lando Norris, segundo classificado do dia, a terminar com um atraso de 0.246s em relação ao heptacampeão britânico.

Em terceiro lugar, com o tempo da sessão da manhã, ficou o segundo piloto da Ferrari, Charles Leclerc, que na classificação final ficou a 0.305s do companheiro equipa. Atrás dele, na quarta posição, classificou-se Oscar Piastri com a McLaren, e o top 5 do shakedown foi completado por Max Verstappen, que passou o dia inteiro ao volante do Red Bull RB22.

Já o mais ativo do foi Pierre Gasly, que completou 160 voltas ao longo do dia pela Alpine. No entanto, a equipa que terminou o esta sexta-feira com a maior quilometragem foi a Haas, cujos pilotos Esteban Ocon e Oliver Bearman realizaram um total de 191 voltas, dividindo meio dia no VF-26.

No polo oposto estiveram as equipas Aston Martin e Cadillac, que não apareceram na pista durante a tarde. Pela Aston Martin, Fernando Alonso fez 49 voltas de manhã, enquanto Valtteri Bottas concluiu 54 pela Cadillac antes do almoço.

Já a estreante Audi registou o seu dia mais produtivo da semana, conseguindo que Nico Hülkenberg e Gabriel Bortoleto completassem um total de 144 voltas. Para a equipa alemã foi muito encorajador, uma vez que várias avarias no R26 limitaram significativamente o seu tempo em pista nos primeiros dois dias de preparação.

A preparação de pré-temporada na Fórmula 1 continuará entre 11 e 13 de fevereiro com o primeiro dos dois testes oficiais de três dias no Bahrein. Será então que veremos pela primeira vez em ação a equipa Williams, a única que falhou o shakedown em Barcelona, onde cada equipa podia participar em apenas três dos cinco dias de testes previstos.

O campeonato arranca a 8 de março com o Grande Prémio da Austrália no Circuito de Albert Park, em Melbourne.